O Parque Natural de Douro Internacional (PNDI) vai ser alvo de uma série de investimentos que pretendem dotar aquela área protegida de melhores condições para o turismo e, ao mesmo tempo, manter o equilíbrio ecológico dentro da sua área.

O Instituto da Conservação da Natureza assinou um conjunto de protocolos com as câmaras de Mogadouro, Miranda Douro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira da Castelo Rodrigo, associações de produtores florestais e junta inseridas no Parque Natural, no valor global de 600 mil euros.

Segundo Vítor Batista, presidente da Comissão Directiva do PNDI, foram assinados 21 protocolos que vão incidir na valorização do espaço público para o turismo-natureza e ordenamento das actividades humanas em área ecologicamente mais sensíveis.

Incêndios

Outra preocupação são os incêndios florestais, já que a nova directora quer começar de imediato uma campanha de sensibilização e prevenção de fogos, através da limpeza das matas e caminhos vicinais.

Vítor Batista afirmou que \\\"as pessoas devem deixar de ser cada vez menos bombeiros e começarem a prevenção de incêndios atempadamente para, depois, não se sofrer os efeitos nefastos das chamas\\\".

Dentro das novas medidas estão englobadas a construção de um cais fluviais, parques de merendas e campos alimentadores de aves necrófagas.

Em Miranda do Douro vai ser, ainda, criado um Centro de Interpretação Ambiental, a instalar na casa da antiga Alfândega, junto à fronteira com a Espanha. Naquele imóvel será, ainda, alojada a delegação do PNDI.



PARTILHAR:

Tentar aprovar antes das eleições

Portugal Telecom desconhece a existência da imprensa luso-brasileira