A associação Inspira! concretiza, entre terça-feira e o dia 16, em Chaves um projeto europeu que quer impulsionar os jovens a serem “veículos de mudança”, estimulando-os a agir nas zonas isoladas onde residem, anunciou hoje a organização.

O projeto “Back to origins! – Youth changing rural areas” (Regresso às origens! – jovens a mudar as áreas rurais) é coordenado pela Inspira! - Intervenção Juvenil e Ambiental e vai juntar em Chaves 30 voluntários de organizações não governamentais, com idades entre os 18 e 30 anos, provenientes de seis países europeus.

“Acima de tudo, o projeto visa estimular os jovens locais a agir e a criar as suas próprias ideias e projetos em Chaves, explorando a premissa de ‘porquê sair', quando podemos ficar e tornar isto naquilo que queríamos que fosse”, afirmou o presidente da Inspira!, Renato Teixeira Gil.

De acordo com o responsável, o objetivo é “reforçar, assim, a posição dos jovens flavienses como veículos de mudança para a situação da comunidade”.

Os jovens voluntários são, segundo referiu a associação em comunicado, oriundos de zonas rurais e isoladas de países do sul da Europa e “trazem as suas experiências e conhecimentos em criar projetos em contextos de decadência e desprezo político e geográfico” que vão utilizar “para ajudar a desenvolver ideias de intervenção” para este concelho do distrito de Vila Real.

Até 16 de maio, os participantes do projeto vão organizar ‘workshops’, formações, debates, simulações, intervenções de rua e ‘peddy-papers’ pelas atrações da cidade, envolvendo também a população jovem local nas mesmas.

O intercâmbio culminará com uma sessão de apresentação, aberta à população, das ideias e projetos construídos pelos grupos de jovens para a cidade, na qual estarão presentes as escolas, decisores políticos e empreendedores locais.

O projeto é financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e conta com a participação de jovens de Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Turquia e Bulgária.

Em agosto, um outro grupo de jovens internacionais deslocar-se-á a esta cidade para realizar ações de educação e intervenção ambiental.

“O objetivo do nosso trabalho europeu é, a longo prazo, mudar o paradigma da juventude na cidade e região, promovendo a criação de oportunidades, o empreendedorismo jovem, a dinamização cultural e social e, acima de tudo a alteração da mentalidade e atitude da comunidade flaviense em relação aos seus jovens”, salientou Renato Teixeira Gil.

A associação foi criada pela "necessidade de criar programas para os jovens e promover a educação ambiental" em Chaves.



PARTILHAR:

Azibo vê reconhecida qualidade ambiental de duas praias

Acidente noturno na Serra de Santa Comba