Município alfandeguense adere a conceito inovador, de eficiência e otimização de recursos, na aplicação de um projeto que visa reduzir a fatura energética, abrindo caminho para a autossuficiência.

 

Decorreu ontem, dia 24 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé, a sessão de apresentação do Netefficity. Presentes estiveram a autarca Berta Nunes, que abriu a sessão, o coordenador da Agência de Energia de Trás-os-Montes, Manuel Miranda, e a representar a Virtual Power Solutions, esteve Idália Torres.

Este projeto irá lançar em Portugal um conceito inovador de comunidade sustentável e autossuficiente em termos de energia, indo de encontro às políticas de sustentabilidade e eficiência energética que, neste âmbito, dotará, também, todo o concelho com iluminação pública a LED.

Para além de questões relacionadas com a eficiência energética em edifícios municipais, o projeto destina-se, ainda, aos munícipes, oferecendo-lhes uma solução de gestão de energia para as suas casas, assente na partilha de energia. O objetivo é possibilitar que a energia produzida nos edifícios municipais, através de fontes renováveis, seja partilhada com outros edifícios ou casas nos períodos em que os edifícios públicos não têm tantas necessidades energéticas. A ideia é proporcionar a redução da fatura energética ao mesmo tempo que se abre caminho para a autossuficiência neste campo.

Em Alfândega da Fé, os edifícios selecionados para demonstrar os benefícios ambientais, sociais e económicos deste conceito foram o Paços do concelho, a Biblioteca Municipal, a Casa da Cultura e a Escola EB1 de Alfândega da Fé.

Cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, este projeto resulta da conjugação da experiência e dos conhecimentos sobre eficiência energética da Virtual Power Solutions, líder do consórcio, juntamente com o conhecimento científico do grupo de investigação GECAD do ISEP e com a experiência da Energia Simples.

 



PARTILHAR:

Câmara de Murça estabeleceu com o STAL novo Acordo Coletivo

Tribunal julga suspeito de abusos sexuais a três filhas adotivas