A descida acentuada das temperaturas nos próximos dias levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil a emitir recomendações.
O frio que se fará sentir implica cuidados redobrados, com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a recomendar atenção aos noticiários, condução com cautela e velocidades baixas, utilização de várias camadas de roupa e não de roupa justa ou que faça transpirar e evitar actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço.
A ANPC recomenda ainda uma poupança de energia de modo a não sobrecarregar a rede, que daria origem a falhas de electricidade.
Relativamente ao modo de aquecer a casa, é ainda recomendada atenção para que as casas com lareira sejam ventiladas, desligar as garrafas de gás quando se substituem, caso se utilizem aquecedores, e que estes não sejam utilizados para secar roupa, nem deixados perto de locais que possam ser potenciais causas de incêndios.
Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, Portugal continental será influenciado nos próximos dias \"pela acção de uma massa de ar polar inserida na circulação de um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas, trazendo ar seco e frio\"
As previsões até 10 de Janeiro indicam a descida das temperaturas até níveis negativos, que poderão levar à formação de gelo ou geada.