A Marinha portuguesa cedeu uma embarcação aos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo. Trata-se de um equipamento que permite um melhor apetrechamento da corporação tanto a nível material como humano, uma vez que o concelho vai passar a dispor, até Setembro, de dois fuzileiros e um agente da Polícia Marítima para fazer a vigilância nos rios que atravessam o concelho, Sabor e Douro, e das zonas balneares, nomeadamente da foz do Sabor. Esse reforço vai, de resto, de encontro às preocupações do Município em relação à época balnear, frisou Aires Ferreira, autarca de Torre de Moncorvo.

A nova embarcação, com motor ecológico, tem capacidade para seis pessoas, mede seis metros, e substituiu uma mais antiga e pequena que apenas podia navegar com três tripulantes. A sua principal missão, segundo o comandante da Marinha Vargas de Matos, é apoiar regatas, servir como meio de socorro e permitir uma boa fruição dos rios.

Proteger barragem

Além disso, sublinhou aquele responsável, poderá, ainda, ter um papel fundamental \"na protecção das obras da futura barragem do Baixo Sabor\", referiu o governador civil de Bragança, Jorge Gomes.

Firmino Lopes, comandante- interino dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo, explicou que o barco é \"muito importante\" no reforço da vigilância das praias, tanto mais que, no Verão, são frequentes as chamadas para assistir banhistas. Há dois anos e no ano passado, por exemplo, foram registados dois afogamentos, um por ano.

Os s Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo têm apostado na formação de pessoal, nomeadamente em cursos de mergulhadores, dispondo já de quatro bombeiros preparados para socorrer em casos de afogamento.



PARTILHAR:

«Não é para voltar atrás»

«Sistema tem sido muito eficaz»