Os pais das crianças do primeiro ciclo de Lagoaça, Freixo de Espada à Cinta, decidiram hoje manter o protesto contra o encerramento da escola local, impedindo os filhos de frequentarem as aulas na sede do concelho.
As 11 crianças do primeiro ciclo de Lagoaça passaram a manhã de hoje no recreio da escola desactivada onde permanece aberto o infantário. Algumas dezenas de populares concentraram-se no local, reclamando a reabertura do estabelecimento de ensino.
\"Vamos manter o protesto enquanto não estiverem reunidas as condições para a transferência das crianças para Freixo\", afirmou o pai de um dos alunos, Carlos Novais. Os pais alegam que a escola que vai acolher as crianças fica a 20 quilómetros, não tem aquecimento nem cantina e que a vedação do edifício está degradada.
Autarquia apoia protestos dos pais
O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, José Santos, disse não acreditar que a escola de Lagoaça possa reabrir, mas, perante a determinação dos pais, vai expor ao agrupamento e à Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) o problema.
José Santos entende que a DREN \"é que criou esta situação, insistindo em fechar as escolas das aldeias e em concentrar os alunos na sede de concelho, sem estarem reunidas as condições, nomeadamente ao nível das instalações\".
Os encarregados de educação aguardam por uma reunião entre o presidente da Câmara Municipal local e o agrupamento de escolas do concelho, para decidirem eventuais \"novas formas de luta\".
Escolas rurais do concelho encerradas
O encerramento das escolas insere-se num reordenamento da rede que, segundo o Ministério da Educação (ME), pretende fomentar um maior aproveitamento escolar, fechando estabelecimentos com poucos alunos, más condições ou altas taxas de insucesso.
No âmbito desta medida, o ME encerrou todas as escolas rurais de Freixo de Espada à Cinta e vai juntar as 35 crianças às da sede do concelho, o mais pequeno do distrito de Bragança.
A maioria das freguesias aceitou a decisão da DREN e os alunos de quatro das cinco aldeias do concelho têm aulas desde segunda-feira na escola EB2/3, enquanto os alunos de Lagoaça se mantêm na antiga \"Primária do Passeio\".