Agricultura e desenvolvimento regional estiveram na base dos trinta protocolos de cooperação assinados entre a UTAD e trinta municípios na celebração do trigésimo aniversário da universidade.
Numa cerimónia que serviu para assinalar as três décadas de existência, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) celebrou 30 protocolos com 30 municípios, maioritariamente do norte de Portugal.
A presidir o evento, que decorreu na segunda quizena de março na Biblioteca Central da UTAD, esteve o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que fez questão de sublinhar que os protocolos “são um exemplo inspirador”. As comemorações contaram, ainda, com as intervenções do reitor da academia, António Fontainhas Fernandes, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Emídio Gomes, e do professor Adriano Moreira, que proferiu a Oração de Sapiência.
A cerimónia de aniversário pretendeu dar a conhecer a importância do trabalho que tem vindo a ser dinamizado entre a UTAD e inúmeras autarquias em múltiplos projetos de desenvolvimento. Projetos que abrangem as mais diversas áreas, onde a UTAD tem amplificado sérias competências em territórios tão diversos como a agricultura, a produção animal, floresta e a componente agroalimentar, bem como o desenvolvimento regional, baseado no turismo, inovação tecnológica e social.
Um dos autarcas presentes na celebração do trigésimo aniversário da UTAD foi José Maria Costa. Isto porque a Câmara Municipal de Murça assinou um protocolo de cooperação com a Universidade que visa temáticas relacionadas com a educação, turismo, natureza e empreendedorismo. A título de exemplo, no protocolo abordam-se as necessidades educativas especiais e, no que toca ao turismo, aborda a inventariação e a sinalização dos percursos pedestres e de BTT existentes no concelho.