O PS e o PSD disseram hoje que querem travar o encerramento do único balcão gerido diretamente pelos CTT no concelho de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, confirmado esta semana pela empresa.

Os deputados socialistas Ascenso Simões e Francisco Rocha, eleitos por Vila Real, consideram a intenção de encerrar o balcão dos CTT em Mondim de Basto "injustificável" e "pouco fundamentada" por "ignorar a realidade socioeconómica do território e a sua estratégia de desenvolvimento".

Despreza ainda, segundo os parlamentares, o "direito à acessibilidade da sua população ao único balcão existente no concelho de Mondim de Basto gerido diretamente pelos CTT".

"Não podemos esquecer que o concelho de Mondim de Basto é um território de transição entre o Minho e Trás-os-Montes, tem uma área de 172 quilómetros quadrados que engloba seis freguesias e tem uma população residente de cerca de 7.500 habitantes", referiram os deputados, em comunicado.

Os parlamentares do PS perguntaram ao Governo sobre se "considera que esta intenção de encerramento viola o dever de interesse e serviço público a que a administração dos CTT deve estar obrigada".

Querem ainda saber se o "executivo está disponível para sensibilizar o conselho de administração dos CTT para a necessidade de reavaliar este fecho".

Já na Assembleia Municipal de Mondim de Basto, o PSD apresentou uma moção contra o encerramento da estação dos CTT e expressou o "seu repúdio e total discórdia" por esta decisão.

Os social-democratas manifestaram ainda "total apoio e disponibilidade para se associar a qualquer ação pública de manifestação organizada pelo executivo municipal", liderado pelo socialista Humberto Cerqueira.

No início da semana, Humberto Cerqueira disse ter sido informado pela administração dos CTT do fecho da loja institucional no concelho, uma medida que considerou inaceitável e lesiva para a qualidade do serviço.

"Há muita gente que recorre a este serviço, sobretudo pessoas idosas, e não compreendemos como uma empresa que tem milhões de euros de lucro, que tem concessionado um serviço público e encerra esta loja", afirmou.

A alternativa no concelho passa, segundo o autarca, por uma papelaria que, na sua opinião, deveria "apenas ser complementar ao serviço".

Contactada pela Lusa, fonte oficial dos Correios garantiu que "todos os serviços que são atualmente prestados pela loja dos CTT, vão manter-se à disposição dos cidadãos através de um ponto de acesso em Mondim de Basto".

Este ponto de acesso, de acordo com a fonte, "funciona a 490 metros da loja dos CTT que será encerrada" e ali será assegurada a "continuidade do serviço postal universal, bem como dos do pagamento de vales de prestações sociais e do pagamento de faturas".

A fonte referiu ainda que, com a associação a um parceiro, dinamizam "a economia local e a criação de emprego na região" e que os "trabalhadores da loja a encerrar serão transferidos para outras lojas CTT".



PARTILHAR:

Comando da GNR de Bragança abriu as portas a mais de 900 crianças

Douro deverá produzir só 230 mil pipas devido à pressão do míldio