A Câmara de Sabrosa, liderada pelo PS, concedeu a vereação a tempo inteiro a um dos vereadores eleitos pelo movimento independente “Já!” para garantir uma “maior estabilidade” na gestão da autarquia, foi hoje anunciado.

O acordo foi alcançado meses após as eleições autárquicas de 2021, que o PS, liderado por Helena Lapa, ganhou com 1.218 votos (28,86 %), conquistando dois mandatos.

A candidatura independente “Já!”, encabeçada por António Araújo, alcançou 1.153 votos (27,32 %) e também dois mandatos.

“O executivo municipal, liderado pelo PS, no sentido de garantir uma maior estabilidade na gestão da autarquia, de alargar as soluções governativas e de evitar a repetição de situações opositivas de bloqueio, entendeu conceder a vereação a tempo inteiro ao senhor vereador António Araújo”, disse a presidente Helena Lapa à agência Lusa.

Por sua vez, António Araújo disse à Lusa que o entendimento agora alcançado resultou de um “diálogo necessário quando não há maioria para governar”.

“Esta decisão tem por força maior a necessidade de estabilidade governativa na Câmara de Sabrosa. As pessoas dispersaram-se nos seus votos e disseram que queriam uma governação da câmara de forma minoritária, mas quando se está em minoria tem que se fazer pontes, dialogar com a dita oposição”, acrescentou.

António Araújo apontou que cada um, PS e “Já”, tem os seus compromissos eleitorais, mas um desígnio comum que é Sabrosa e os seus habitantes.

O vereador vai assumir, para já, os pelouros da Proteção Civil, Agricultura e Florestas.

No discurso de tomada de posse, em outubro, Helena Lapa disse querer trabalhar “sem coligações” e esperar, acima de tudo, “a defesa do bem comum".

“O ser contra porque sim não irá aportar desenvolvimento e muito menos a resolução dos problemas”, afirmou na altura a autarca, a primeira mulher a ser eleita presidente de câmara no distrito de Vila Real.

António Araújo foi o cabeça de lista pelo PSD, em Sabrosa, nas eleições autárquicas de 2013 e 2017, tendo em 2021, o partido escolhido Mário Varela para candidato à presidência da câmara.

Nas últimas autárquicas eleições os sociais-democratas ficaram em terceiro lugar com 1.150 votos (27,25 %) e um mandato.



PARTILHAR:

Com poucas tecedeiras no ativo aldeia de Vila Real recria o ciclo do linho

Saiba onde vão estar os radares da PSP em maio