O independente Luís Tão, 57 anos, encabeça a lista do PSD à Câmara de Vila Real que quer reconquistar a autarquia transmontana depois de dois mandatos de poder socialista, anunciou hoje a concelhia social-democrata.

A candidatura do empresário Luís Tão foi aprovada na segunda-feira à noite pela Comissão Política Distrital de Vila Real do PSD, depois de o seu nome ter sido proposto pela secção concelhia do partido.

A escolha foi hoje confirmada pelo presidente do partido, Rui Rio, em conferência de imprensa, no Porto.

Contactado pela agência Lusa, Luís Tão remeteu declarações para mais tarde, aquando de uma apresentação pública da sua candidatura.

A concelhia do PSD afirmou, em comunicado, que o “processo de escolha decorreu de forma séria, tranquila e ponderada” e que acredita que, pelas capacidades e qualidades humanas, pessoais, profissionais e pelo gosto que tem pela sua terra e pelo seu concelho”, Luís Tão é a melhor escolha “para liderar os destinos da autarquia, em alternativa à atual governação socialista”.

Considerou ainda que é “o único capaz de voltar a unir os vila-realenses no propósito de colocar as pessoas e Vila Real em primeiro lugar nas ações políticas, nas preocupações, nos interesses e objetivos comuns”.

O empresário, natural de Vila Real, foi presidente da Associação Empresarial de Vila Real (NERVIR), entre 2011 e 2019, e é licenciado em engenharia mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Entre 2011 e 2019, Luís Tão desempenhou o cargo de vice-presidente do Conselho Geral da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), da direção AIP Associação Industrial Portuguesa AIP) e da direção Associação Douro Histórico (ADH).

O PS ganhou a Câmara de Vila Real pela primeira vez em 2013, com uma lista encabeçada por Rui Santos, que ainda se pode recandidatar a um terceiro mandato.

Em 2017, os socialistas venceram as eleições autárquicas na capital do distrito transmontano com 20.236 votos (64,40%), tendo o PSD conseguido 7.973 votos (25,37%). O PS conquistou sete mandatos e o PSD dois.



PARTILHAR:

Dia da Árvore comemorado em Alijó

Prémios de concurso ibérico Vinduero-Vindouro entregues em gala virtual