15 dos 17 elementos da Brigada de Investigação Criminal (BIC) da PSP de Chaves pediram transferência para outra secção. Ao que o JN conseguiu apurar, o pedido quase colectivo, entregue a meio desta semana, foi a forma encontrada pelos agentes para mostrar o seu descontentamento com a intenção do Comando de Vila Real de retirar da rua seis elementos da BIC e transferi-los para serviços burocráticos.

Os agentes alegam que a decisão vai afectar financeiramente os elementos transferidos (que irão perder alguns subsídios) e sobrecarregar os que continuam na investigação. \"Se mesmo com os 17 elementos já era difícil assegurar o trabalho à noite, com a transferência de seis elementos não sei como vai ser!\", disse, ao JN , um agente.

A decisão de diminuir o número de operacionais da BIC por parte do Comando da PSP de Vila Real, de quem estes agentes dependem, já terá sido comunicada no passado dia 28. No entanto, os agentes só não terão tomado nenhuma atitude porque nesse fim-de-semana decorria em Chaves a Feira dos Santos, um evento que traz à cidade milhares de pessoas e obriga à mobilização de todos os polícias. Só depois de encerrada a Operação Santos 2005 tomaram uma posição, que poderá ser apenas a primeira.

\"Se isto não resultar, e o Comando insistir na sua intenção, teremos que tomar outras medidas\", revelou outro polícia.

O JN tentou ouvir o responsável pelo Comando da PSP de Vila Real sobre o assunto, no entanto, tal não foi possível por este se encontrar numa reunião em Lisboa. O comandante da secção de Chaves confirmou apenas a existência dos 15 pedidos de transferência.



PARTILHAR:

18 e 19 do mês corrente

Fundado no século XVII