A PSP de Vila Real anunciou hoje a detenção de dois suspeitos da prática de vários furtos, através de arrombamento, de máquinas de venda de tabaco em estabelecimentos comerciais.
A polícia referiu, em comunicado, que os indivíduos foram detidos num "local ermo e de difícil acesso" quando abandonavam a máquina de tabaco que tinha sido furtada num estabelecimento comercial da cidade, deixando ainda duas viaturas.
Os dois homens possuem idades compreendidas entre os 30 e 40 anos e residem na área do Grande Porto.
Um terceiro suspeito colocou-se em fuga, estando já identificado pela PSP. Segundo a fonte, este terceiro indivíduo "possui um vasto cadastro" e "já esteve preso pela prática deste tipo de crime".
Após investigação, os elementos policiais apuraram que uma das viaturas abandonadas pelos detidos tinha sido furtada, nessa noite, na zona de Felgueiras, e está também referenciada num assalto a um estabelecimento de bebidas daquela localidade. O veículo foi recuperado e entregue ao proprietário.
O outro automóvel pertence, segundo a PSP, a um dos suspeitos e foi também apreendida por ter sido utilizada para a prática do crime. A Polícia disse que apreendeu ainda martelos e gorros.
Após terem sido confrontados pelos polícias, os detidos "acabaram por assumir a autoria do furto do veículo e de vários assaltos a estabelecimentos ocorridos na região e cujo 'modus operandis' era, fundamentalmente, os furtos de máquinas de venda de tabaco em estabelecimentos comerciais".
Estas máquinas seriam, depois, transportadas pelos indivíduos para locais ermos e aí desmanteladas.
A PSP disse que, através da recolha e comparação de vestígios, "foi ainda possível associa-los a outros furtos a estabelecimentos comerciais ocorridos na cidade de Vila Real".
As detenções ocorreram na madrugada de segunda-feira e os suspeitos vão ser presentes hoje a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Vila Real, para aplicação de eventuais medidas de coação.