Uma exposição de pintura, patente ao público no Centro Cultural de Mirandela, acabou de forma inesperada. A autora das telas ficou indignada com a atitude da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Mirandela, que mandou retirar duas telas da exposição, por considerar que os dois nus eram «pouco educacionais para algumas crianças», e, na passada sexta-feira, decidiu retirar os restantes quadros da exposição.

Uma semana depois da inauguração, a autora dos trabalhos, Adelaide Alves, verificou que faltavam dois quadros. Depois de pedir explicações aos funcionários do Centro Cultural, soube que a vereadora Cândida Carvalho tinha sido a responsável.

A pintora ameaçou retirar a exposição se os dois nus não fossem repostos, o que viria a acontecer na sua presença. No entanto, na passada quinta-feira, ficou a saber que os dois quadros já tinham sido retirados novamente. Magoada por não lhe terem dito nada e por terem desrepeitado o seu trabalho, por duas vezes, Adelaide Monteiro Alves retirou os outros quadros da exposição.

Na sua opinião, as telas em causa \"são quadros perfeitamente banais\", acrescentando que nunca iria pintar uma mulher com as partes íntimas à mostra, porque \"deve-se preservar a identidade da mulher\" Não entende, assim, a atitude da vereadora, quando havia outros nus nesta exposição.

A professora do Ensino Secundário, que já exerceu funções em Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Chaves, diz que nunca lhe tinha acontecido nada parecido nas anteriores exposições e que esta atitude demonstra um preconceito que já não deveria existir em pleno século XXI.

Não foi possível ouvir as razões da vereadora Cândida Carvalho sobre este caso, por se encontrar de férias. O presidente da Câmara diz ter sido apanhado de surpresa, revelando que foi uma decisão da responsabilidade da vereadora em causa.

No entanto, José Silvano não tem dúvidas de que esta decisão \"foi tomada com base nas suas convicções sobre tudo o que em seu entender ofenda a moral e os bons costumes, uma forma de actuar que os mirandelenses já conhecem\".



PARTILHAR:

X Feira da Maçã, Vinho e Azeite

Domingos Capela, natural de Noselos