Tráfico e consumo de droga, lixo, vandalismo, agressões, mau ambiente são apenas algumas das queixas de moradores e empresários em relação à zona do Pioledo, em pleno centro da cidade de Vila Real.

Uma situação que se prolonga há vários anos e que acontece tanto de noite como de dia, com altos e baixos, e à qual já nem o paço episcopal escapa, segundo queixas públicas do próprio Bispo D. Joaquim Gonçalves, que já escreveu ao presidente da Câmara Municipal e ao governador civil, queixando-se da não actuação da PSP local.

Na residência oficial de D. Joaquim Gonçalves foram partidos vários vidros das janelas e algumas paredes tiveram direito a grafitis. Mas o comandante da PSP, Serafim Tavares insiste que \"Vila Real é uma cidade segura\", e estranha \"o facto de o senhor bispo se queixar ao governador civil e ao presidente da câmara. Se tem queixas da Polícia que mas faça a mim e eu não recebi queixa alguma\".

O comandante vai mais longe e garante que \"não pode haver um polícia à porta de cada casa, nem mesmo da casa do D. Joaquim Gonçalves\". Recorda que \"o problema existe há 30 anos e não é a policia que licencia os bares e as esplanadas que são a origem do problema\". Serafim Tavares questiona, ainda, a autarquia sobre \"onde vão parar as contra-ordenações na sequência de acções de fiscalização da PSP?\".

De facto, os moradores também se queixam da autarquia, e não só da PSP \"não percebo porque é que não limpam esta zona de manhã cedo. Está sempre tudo vomitado; fazem as necessidades fisiológicas em qualquer canto. A câmara tem de mandar limpar isto\", disseram vários moradores que preferiram não identificar-se.

Contactado o vereador do Ambiente e Urbanismo, Miguel Esteves, este lembrou que \"está a ser ultimado o regulamento municipal de resíduos urbanos e que os proprietários dos bares têm de começar a assumir a sua parte da responsabilidade\". Aquele responsável lembra \"o que já foi dito várias vezes pelo senhor presidente (Manuel Martins) tem de haver mais policiamento. A polícia tem de estar mais visível e mais próxima dos cidadãos\".

O comandante da PSP garante que \"o Pioledo é a zona mais policiada da cidade e embora não seja um convento, as acusações à PSP são mesquinhas\".



PARTILHAR:

Na região de S. Martinho de Anta

Obras arrancaram ontem