A azáfama começou durante a tarde com a montagem de toda a estrutura para acolher a prova nocturna do Rally de Vila Real. O público aderiu em força, lotando novamente toda a área adjacente à Igreja da Senhora da Conceição, para ver os carros em competição. Com vários pilotos vindos do país vizinho, a competição foi bastante dura.
Com a prova a contar para a CRRD, os pilotos andaram nos limites. A PE (prova especial) nocturna realizada na sexta foi ganha pela dupla José Lourenço / Américo Ribeiro, com um tempo de 02:02,8. Destaque ainda para a dupla João Castela/ Edgar Pereira, que foi a dupla convidada pela organização, para a abertura da pista correndo com o número zero. Na manha de sábado, que contemplava quatro provas especiais, Paulo Barata, ao volante do Mitsubishi Evo VI, não eu qualquer hipótese à concorrência, vencendo três dos quatro troços. Com uma dificuldade elevada, Paulo Barata teve uma prestação quase exemplar, andando bastante rápido.
Em segundo lugar, ficou o piloto vila-realense José Conceição, também ele com um excelente ritmo, embora não tenha evitado um pequeno acidente na especial de Senhora da Pena, onde embateu com a traseira do seu Opel Kadett no muro depois de um pião, o que lhe fez perder algum tempo. Mas, embora ficando em segundo nesta prova, chega a liderança do Campeonato de CRRD dado que Rui Morais terminou na 8ª posição.
Na prova extra, voltaram a dominar o Mitsubishi Evo VI, com Manuel Coutinho a vencer de forma confortável. César Velasco, vencedor da prova em 2008, voltou a não desiludir, conseguindo um excelente segundo lugar, porque, tal como confidenciou ao Semanário TRANSMONTANO, não teve tempo suficiente para conseguir a afinação para o seu Ford Cosworth. No último lugar do pódio ficou André Martins, ao volante de um Citroen Saxo Cup.
No final, algumas críticas ao Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), porque a dupla Mex Machado dos Santos, com o seu Porsche 997 GT3, inicialmente inscrita na prova, foi uma ausência notada. Em comunicado, o CAVR explicou que o piloto não estava presente por motivos pessoais. Uma informação que, soube-se mais tarde, não estava correcta, pois o piloto apresentou-se na Especial Slalom, na Povóa do Varzim.