Depois da consagração dos Caretos de Podence como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO chovem reações de diversas personalidades e admiradores. Ninguém ficou indiferente, trata-se de um enorme feito e ao mesmo tempo de uma distinção que marca para sempre a cultura transmontana, sobretudo a cultura identitária e tradicional.

Recolhemos alguns testemunhos de personalidades que não quiserem deixar passar em branco e que são verdadeiros amigos de Podence e do entrudo chocalheiro.

 

Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República)

Presidente da República congratula-se com a classificação do Carnaval de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade

Felicito a aldeia de Podence e o Município de Macedo de Cavaleiros pela decisão da UNESCO de incluir o Carnaval de Podence na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Depois do Fado, do Cante Alentejano, dos Bonecos de Estremoz, do Barro Negro de Bisalhães e do Fabrico de Chocalhos alentejanos, a tradição popular portuguesa recebe mais esta distinção, dando uma renovada projeção a estas carismáticas figuras coloridas, mascaradas e animadas do nordeste transmontano, uma das nossas tradições visualmente mais inesperadas, e das mais acarinhadas pelas populações, o que também justifica que o comité se tenha referido a esta candidatura como «exemplar».

As felicitações estendem-se, pois, à equipa técnica e científica que apresentou o projeto, à Associação dos Caretos de Podence e ao Embaixador de Portugal junto da UNESCO, Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa, que conseguiram, mais uma vez, que o património português se mostrasse ao mundo na sua diversidade, fidelidade e empenho.

 

António Costa  (Primeiro-ministro)

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou hoje os Caretos de Podence por terem sido classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

"Os Caretos de Podence são declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO!", escreveu António Costa na sua página oficial, na rede social Twitter, assim que foi conhecida a classificação.

"Parabéns aos habitantes de Podence que mantêm viva esta tradição única e aos que contribuíram para a sua valorização internacional, que é um motivo de orgulho para todos os portugueses", conclui o primeiro-ministro.

 

Graça Fonseca (Ministra da Cultura)

"Os portugueses, em especial os transmontanos, estão, mais uma vez, de parabéns por saberem manter viva uma das suas mais ricas tradições culturais. Esta classificação, que muito honra todo o país, distingue culturalmente a região, mas contribui também para reforçar um ativo patrimonial e turístico que excede os limites do território do nordeste transmontano", refere a ministra.

 

Sampaio da Nóvoa (Embaixador de Portugal junto da UNESCO)

Parabéns a todos. Estamos a celebrar aqui em Paris. Muito bons discursos. Excelente.

 

Berta Nunes (Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas)

É um orgulho para Macedo de Cavaleiros e para toda a região de Trás-os-Montes, os meus parabéns a todos os que contribuíram para este resultado é tenho a certeza que este reconhecimento será um contributo importante para atração e notoriedade de Trás-os-Montes.

 

Nuno Gama (Estilista)

Muito contente e muito orgulhoso, trata-se de uma justiça e um reconhecimento merecido pela trabalho e dedicação daquele povo, que souberam aproveitar a herança cultural, alicerçadas nas tradições seculares para afirmar a cultura e a diferença. Eu já tive a oportunidade de trabalhar com eles e fiquei entusiasmado com a beleza cromática e a força que transmite.   O seu a seu dono, é um enorme orgulho e uma distinção para Portugal”

 

Roberto Afonso (colecionador e estudioso desta cultura transmontana)

Como Transmontano só posso sentir-me muito feliz e ver este reconhecimento não só uma vitória dos Caretos de Podence mas sim uma vitória de toda a região uma vez que a temática das mascaras é transversal todo o distrito de Bragança e não só, possamos ver nisto o caminho para com esta peculiar forma de cultura única e genuína, chegar a todo mundo e todo mundo chegue também a nós, portanto estamos todos de parabéns, está Portugal de parabéns mas naturalmente Trás-os-Montes e Bragança estão de parabéns. 

 

Balbina Mendes (Pintora)

Sem sombra de dúvidas um grande e merecido reconhecimento e uma honra muito grande para Trás-os-Montes, mas mais que isso é para Portugal, é para os amantes da cultura, é o património imaterial que venceu, parabéns Podence, muitos parabéns e bem hajam por esta conquista mais.

 

Alcides Gama (Administrador da Casa da Moeda)

Confesso muito alegria, é uma excelente novidade, já era de esperar, os Caretos de Podence merecem, trata-se de uma enorme distinção que só prestigia a UNESCO e Portugal, é também a partir de agora uma enorme responsabilidade manter e as tradições dos caretos e uma oportunidade para a região. Como sabe a casa da moeda já emitiu uma moeda com estas tradições das festas dos rapazes, mas não descarta a possibilidade de emitir uma outra, agora com a distinção da UNESCO” Muitos parabéns a todos.

 

Luís Pedro Martins  (Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal)

"As maiores felicitações à população de Podence e, em particular, aos promotores da candidatura, a Associação Caretos de Podence e o Município de Macedo de Cavaleiros".

Para Luís Pedro Martins, "esta é uma excelente notícia, que esperávamos ansiosamente e enriquece ainda mais a região do Porto e Norte de Portugal ".

"Depois do Santuário do Bom Jesus de Braga, classificado Património da Humanidade em julho deste ano, a distinção do Entrudo Chocalheiro de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade é mais uma notícia que confirma 2019 como um grande ano para o Porto e Norte", conclui.

 

Artur Nunes (Presidente da Câmara de Miranda do Douro)

Parabéns a Macedo de Cavaleiros aos Caretos de Podence e a todos os que construíram esta candidatura agora aprovada.

Entretanto posso adiantar a intenção firme da Câmara de Miranda do Douro na elaboração de um candidatura para os Pauliteiros e gaiteiros.

 

Paulo Fidalgo (Marktividade)

A aprovação da candidatura dos Caretos de Podence a património da Humanidade é um facto muito significativo para a Cultura Portuguesa e especialmente importante como reconhecimento da força específica da cultura popular de Trás-os Montes e Alto Douro.

Temos de sublinhar que a decisão consagra e aplaude uma comunidade, pequena em geografia e número de pessoas, mas que nas últimas duas décadas soube agigantar-se no espaço público nacional partilhando a sua prática cultural específica com muito sucesso e apreço geral.

Há portanto que aplaudir os cidadãos de Podence por terem mantido as suas práticas sociais específicas e terem insistido em dar significado mais geral a uma tradição local.

É justo enaltecer o papel muito importante do António Carneiro, enquanto ideólogo, animador, coordenador fonte de energia desta comunidade, que sob a sua liderança fez um caminho de valorização nacional e internacional da singularidade de Podence.

Todos os transmontanos devem sentir-se gratos pelo trabalho desenvolvido em Podence e orgulhosos por saberem que a sua terra consegue manter traços de identidade que acrescentam valor às histórias das pessoas e das comunidades que aqui desenvolvem as suas vidas.

 

Júlia Rodrigues (Presidente da Câmara de Mirandela)

Mais um motivo de orgulho e referência no Distrito de Bragança e acima de tudo faz-nos acreditar que outras tradições podem seguir o exemplo desta. É nisso que temos que acreditar e trabalhar pois a nossa identidade e cultura é imensa é muito rica.

Por fim, uma palavra de reconhecimento e parabéns a todos os que sonharam e concretizaram este objetivo.

 

José António Saraiva

A vossa grande vitória, obtida ontem, pelos valores ancestrais e culturais da vossa terra, tem um sabor especial, até tendo em conta o ostracismo a que a Região tem sido votada, pelos poderes públicos. Mas, o meu caro amigo António Carneiro também merece uma menção especial pelo empenho, por décadas, que tem tido neste projecto! Um grande abraço! E, talvez até ao Entrudo Chocalheiro de 2020!

 

Paulo Raposo 

Faz já mais de 20 anos que os conheci. Fizeram parte da investigação durante anos. E continuam sempre vivos em mim. Esses diabos carnavalescos do frio transmontano. Sobre eles escrevi bastante...fizeram-me repensar muito os pressupostos dos estudos do património e da performance. Desafiaram-me de inúmeras formas, como investigador e como cidadão. Hoje são Património da Humanidade (seja lá o que isso signifique efectivamente...significará certamente algo para as gerações vindouras locais e para os investigadores e visitantes que por ali venham a passar). Parabéns à Patricia Cordeiro que tão bem soube conduzir e organizar as pesquisas para as diversas candidaturas, ao Antonio Carneiro e à Associação de Caretos de Podence que sempre acreditou neste itinerário de salvaguarda patrimonial e às centenas de Caretos que ao longo dos anos foram dando corpo a esta performance cultural... E sobretudo que Podence, agora também inscrita no mapa da Humanidade, possa imaginar-se pelos seus, à sua medida e ao ritmo da sua criatividade, reparando-se assim talvez as décadas de isolamento,

 

Carlos Moisés (Quinta do Bill)

É com muita satisfação que vejo este reconhecimento dos Caretos de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Esta distinção da UNESCO é motivo de orgulho para todo o país e uma justa homenagem aos transmontanos, que de maneira virtuosa têm preservado e divulgado a sua rica herança cultural. Foi uma honra enorme ter acompanhado e participado nesta caminhada, que agora coloca esta valiosa tradição entre os mais altos valores culturais do país e da humanidade.

Em meu nome pessoal e no da Quinta do Bill, envio um forte abraço aos Caretos e a todos que, de uma forma ou outra, trabalharam para que tudo isto fosse possível. Para o António Carneiro, grande mentor e impulsionador da causa Caretos, vai um abraço especial.

 

Isabel Ferreira (Secretária de Estado da Valorização do Interior - Coesão Territorial)

Muitos parabéns aos Caretos de Podence, que após serem considerados Património Cultural Imaterial de Portugal, em 2017, foram agora premiados com a distinção de Património Imaterial da Humanidade. Este é um símbolo da vitalidade desta tradição única e que resulta da resiliência das gentes do Nordeste Transmontano.

Obrigada por contribuírem com um tão nobre ativo contra o risco de despovoamento, como foi oportunamente lembrado no discurso de agradecimento, e que tem grande relevância para o trabalho integrado da Valorização do Interior.

 

Alexandre Parafita  (Escritor e etnógrafo)

Em contraste com as celebrações carnavalescas das grandes urbes, onde é percetível todo um processo de miscenização cultural geralmente vazia de sentidos identitários, há que reconhecer nas celebrações em torno dos Caretos de Podence uma vertente identitária profunda.

Enquanto repositório de diversidade cultural, envolvendo práticas e expressões que ajudam a demonstrar a riqueza do Património Cultural Imaterial e aumentar a consciencialização sobre a sua importância, é de toda a justiça o reconhecimento e a sia inclusão na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

 

Orlando Rodrigues (Presidente do Instituto Politécnico de Bragança)

O Instituto Politécnico de Bragança congratula-se com a aprovação da candidatura das “Festas de Inverno: Carnaval de Podence” pelo Comité do Património Cultural Imaterial, no decurso da 14ª sessão do Comité, reunido em Bogotá, Colômbia, de 9 a 14 de dezembro.

Os Caretos de Podence, passam assim a figurar na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, como representante e símbolo do riquíssimo património cultural de Trás-Os-Montes, pleno de diversidade, mas com uma matriz identitária única e muito vincada.

A Comunidade IPB, entusiasmada com o potencial que esta distinção representa na valorização da cultura de Trás-Os-Montes, que manifestar o seu reconhecimento e agradecimento a todos os que protagonizaram esta candidatura, liderada pelo Município de Macedo de Cavaleiros. 

 

Hernani Dias  (Presidente da Câmara de Bragança)

Felicitamos todos os Macedences e, de forma muito especial, os naturais e residentes na aldeia de Podence, pelo reconhecimento, por parte da UNESCO, dos Caretos de Podence, como Património Imaterial da Humanidade.

Uma importante distinção que orgulha toda a região do Nordeste Transmontano e que, certamente, contribuirá para o reforço, defesa e divulgação dos rituais ligados ao careto e à máscara.

 

Francisco Guimarães (Presidente da Câmara de Mogadouro)

Parabéns aos “Caretos de Podence” pela decisão da Unesco de reconhecimento como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

 

 

 

Conforme forem chegando mais reações iremos acrescentando

Foto: António Pereira 



PARTILHAR:

Caretos recebidos em festa no domingo

Os Caretos de Podence atingiram o céu