A GNR de Alijó deteve anteontem, na EN 212 , em Chã (Alijó), um homem de 42 anos, agricultor, que conduzia uma motorizada com a taxa de 4,2 gramas/álcool no sangue.

Tudo aconteceu por volta das 14 horas, quando uma patrulha daquela força militar reparou num indivíduo, com residência em Vila Chã (Alijó), que circulava num ciclomotor com o capacete debaixo do braço.

Interpelado, o infractor foi sujeito a um \"teste qualitativo\" de alcoolemia e, como o mesmo se revelou positivo, foi conduzido para o quartel da GNR de Vila Real, onde realizou um teste \"quantitativo\", para se apurar exactamente qual a taxa de alcoolemia. Para espanto dos militares, o indicador subiu até aos 4,2.

Mas o que mais espantou os polícias ainda acabou por ser o facto de o homem, ao contrário do que seria normal para a situação, revelava uma grande lucidez e na sua fala denunciava o que fosse de anormal.

O condutor, residente em Vila Chã, é conhecido por andar normalmente embriagado e ser um \"habitual frequentador dos cafés da zona\".

António Oliveira, habitante da aldeia, contou que o homem, divorciado, já tinha estado a trabalhar na Bélgica na construção civil e que vivia sozinho. Alguns trabalhos no campo dão-lhe o rótulo de agricultor. \"Bem precisava de alguém que o ajudasse a sair da bebida\", acrescentou.

Presente no tribunal , o infractor vai aguardar o julgamento em liberdade. Os valores de alcoolemia apurados são a mais elevada taxa registada na área da GNR de Peso da Régua, que abrange os concelhos de Mesão Frio, Alijó, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião.



PARTILHAR:

No vigésimo aniversário

Escola EB 2/3 Augusto Moreno