O festival aéreo «Red Burros Fly-In» regressa aos céus de Mogadouro no próximo sábado, levando ao aeródromo municipal cerca de uma centenas de aeronaves, disse hoje fonte autárquica ligada à organização do evento.
Para o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, João Henriques, \"este é já o maior festival do género que se realiza em Portugal\" dado o número de aeronaves de vários modelos e de diversas nacionalidades que se juntam no Aeródromo Municipal de Mogadouro, bem como a quantidade de espetadores que geralmente aderem à iniciativa.
\"Acreditamos que este ano o festival seja um sucesso. Estamos já com 70 aeronaves inscritas, número que ao longo da semana vai aumentar, uma vez que as inscrições continuam abertas \", acrescentou o autarca.
Entretanto, a Câmara de Mogadouro e o Centro Internacional de Voo à Vela vão promover a partir de hoje e até sábado a \"Térmicas 2013\", uma iniciativa aeronáutica que pretende juntar pilotos de voo planado de todo o país e, ao mesmo tempo, proporcionar batismos de voo para os apaixonados pelas máquinas voadoras.
\"Este conjunto de iniciativas aeronáuticas que propomos é já um espetáculo ganho, que acaba por dinamizar o turismo regional\", frisou o autarca.
O \"Red Burros Fly In\" é um festival aeronáutico que se realiza há quatro anos consecutivos no Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM) e que tem como pontos altos a exposição de vários modelos de aviões e planadores, além de batismos de voo.
\"O nome colocado ao evento caiu bem na opinião pública\", frisou João Henriques, explicando que \"o «Red» significa o sangue, alma e empenho dado ao festival\" e que \"a [outra] palavra faz jus a um animal que está na moda e sempre teve ligações à região [o burro]\".
A organização espera cerca de uma centena de aeronaves - de Portugal, Espanha e França - e quer ainda ultrapassar a barreira dos 2.500 espetadores contabilizados em média nas três últimas edições.
Nomes de \"topo da acrobacia aérea nacional vão marcar presença no «Red Burros», como é caso da Aerobatica, Citabria, Patrulha Fantasma, a Smoke Wings, com uma demonstração de voo de um autogiro que vem de cidade espanhola de Benavente, para além de uma formação que vai juntar mais de uma dúzia de aviões.
\"Será um festival semelhante aos dois anteriores: as máquinas voadoras e os burros são as principais atrações, num festival que se vai impondo pelo empenho da organização\", acrescentou o autarca.
A organização avançou ainda que este ano são os pilotos dos mais variados modelos de aeronaves ligeiras que procuram o aeródromo do Mogadouro para assim passarem um dia entre as acrobacias aéreas, às quais se juntam a gastronomia regional, os \"afáveis\" burros das Terras de Miranda e as paisagens de toda a região dos vales dos rios Douro e Sabor.