O festival aéreo "Red Burros Fly-In", que se realiza em Mogadouro, assinala no sábado o seu 10.º aniversário promovendo um desafio "único" entre um automóvel e um avião de acrobacias, disse hoje à Lusa fonte da organização.

"Vamos colocar na pista do aeródromo de Mogadouro um automóvel de grande cilindrada que vai competir com um avião de acrobacias do estilo ‘Red Bull'. Este será um dos pontos altos do festival", explicou o diretor do Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM), João Corredeira.

Também as acrobacias feitas por um planador vindo da Alemanha que, segundo a organização, “proporcionará momentos únicos e plenos de adrenalina" é outra das novidades desta edição.

O "Red Burros Fly In" é um festival aeronáutico que se realiza há 10 anos consecutivos no AMM e que tem como pontos altos a exposição de vários modelos de aviões e planadores, demonstrações de modelismo, além de batismos de voo e passeios.

"Temos como cabeça de cartaz deste ‘Red Burros' o piloto espanhol Cástor Fantoba, considerado um dos melhores pilotos de acrobacia e que é o atual campeão europeu da modalidade", adiantou o responsável.

Nomes de "topo da acrobacia aérea nacional vão marcar presença no festival, como é caso da Aerobática, Citabria Fly For Fun, Patrulha Fantasma, e os YakStares, além de uma formação que vai juntar diversos modelos de aeronaves de asa fixa.

Os saltos em paraquedas protagonizados pela equipa "Falcões Negros", do Exército português, será outro dos atrativos, bem como os voos de manhã e à noite em balão de ar quente (caso as condições climatéricas o permitam).

Segundo o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, tem havido um número crescente de pilotos a solicitar participação no evento aeronáutico e até ao momento já estão inscritas 103 aeronaves, número que poderá subir.

Contudo, questões de logística e segurança levaram a organização a "conter o número de inscrições".

"Assinalamos o 10.º aniversario e estamos certos de que este festival é uma marca no território nacional, mas também na península ibérica, dentro deste género de iniciativas", concretizou o autarca.

O responsável garante mesmo que o festival "Red Burros Fly in" é já uma "imagem de marca do concelho de Mogadouro e tem de ser mantido".

"Este festival traz retorno económico para o concelho e traz gente", frisou o autarca.

Para os promotores do festival, o nome colocado ao evento caiu bem na opinião pública já que o ‘Red' "significa o sangue, alma e empenho dado ao festival" e "a [outra] palavra faz jus a um animal que está na moda e sempre teve ligações à região [o burro]".

"Será um festival um pouco diferente em relação aos anteriores. Contudo, as máquinas voadoras e os burros são as principais atrações, num festival que se vai impondo pelo empenho da organização", acrescentou Francisco Guimarães.



PARTILHAR:

Rui Santos diz que aeródromo é prioridade e lamenta burocracia

Um Kamov alugado pelo Estado vai para Vila Real