O concelho de Macedo de Cavaleiros, no Distrito de Bragança quer tornar-se numa referência da apicultura e já garantiu o estatuto de capital nacional portuguesa da exploração de abelhas, anunciaram os responsáveis pela processo.

O município registou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial a marca \"Macedo de Cavaleiros - Capital Nacional da Apicultura\", passando a deter em Portugal o exclusivo deste estatuto que lhe confere o direito de impedir que terceiros o utilizem, sem o seu consentimento, segundo o organismo oficial.

O processo foi promovido pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros devido à tradição local nesta atividade que tem tido um impacto \"crescente\" nos últimos anos, segundo o grão-mestre da Confraria do Mel, Francisco Rogão.

O concelho transmontano acolhe a confraria com membros de dez distritos do país e alguns espanhóis, o único Museu do Mel e da Apicultura de Portugal e há 3 anos promove a feira Apiocasião.

\"O interesse dos jovens, mesmo alguns licenciados, é também significativo pois veem nesta atividade uma oportunidade de emprego\", de acordo com o confrade.

Esta arte da criação e exploração de abelhas vai, segundo os responsáveis, \"muito além da simples extração do mel: está presente nas indústrias de produtos de beleza, alimentar, vernizes, têxteis ou na produção de cera, já com unidade de moldagem no concelho\".

A componente formativa é outras das apostas locais com a realização de ações de formação para melhorar a exploração.

A primavera é o período propício para estas atividades que arrancam no próximo fim de semana com uma formação inicial à apicultura e prolongam-se até maio em torno de temas como a colheita de pólen ou a criação de (abelhas) rainhas.



PARTILHAR:

Coligação entre os dois partidos

Estacionamento do Seixo