Advogados, moradores e autarcas de Montalegre concentraram-se esta quinta-feira em frente ao Palácio da Justiça local e fecharam-no a cadeado para contestar a transferência de competências para Vila Real, a 100 quilómetros.

No dia em que se realizam os julgamentos de colectivos de juízes, valência que o Tribunal de Montalegre vai perder, as pessoas do concelho fecharam, simbolicamente, a porta a cadeado e exibiram faixas negras sob o mote \"Manter os julgamentos em Montalegre\" e \"De Montalegre a Vila Real são mais de três horas e 200 quilómetros\".

Os Bombeiros de Montalegre e a GNR local cortaram o cadeado, minutos depois do início da manifestação, permitindo a entrada e saída no edifício.

No âmbito da reforma judiciária em curso, o Tribunal de Montalegre perde os julgamentos de grande criminalidade, processos cíveis com valores superiores a 50 mil euros e execuções, para a capital de distrito, a 100 quilómetros e a mais de uma hora de viagem.

O presidente da delegação de Montalegre da Ordem dos Advogados, Rui Rodrigues, afirmou, fazendo alusão à forte chuvada, que os transmontanos estão habituados às intempéries e não é isso que os demove da luta.

A solução, se o fecho for inevitável, deverá passar, na sua opinião, pela mobilidade dos magistrados, porque é mais fácil do que deslocar advogados, testemunhas e partes envolvidas.



PARTILHAR:

Estará concluída em julho

Com 30 metros de altura