O pelotão da Volta a Portugal em bicicleta regressa hoje à estrada, após o dia de descanso, e cumpre a sexta etapa, entre Torre de Moncorvo a Bragança, com o espanhol Gustavo Veloso na liderança.

Depois de os corredores terem recuperado forças na Guarda, cidade onde terminou a quinta etapa, a camisola amarela do líder da W52-FC Porto não deverá ser ameaçada nesta ligação longa, de 189,2 quilómetros, que será a segunda e última oportunidade para os 'sprinters' brilharem.

Com as habituais três metas volantes, o percurso apresenta outras tantas contagens de montanha, todas de terceira categoria e concentradas nos primeiros 60 quilómetros da prova, a primeira ainda em Torre de Moncorvo, aos 4,9 quilómetros.

À entrada para os 40 quilómetros, há nova pontuável, em Freixo de Espada à Cinta, antes da passagem por Porrinhela, aos 53,7 quilómetros.

Numa 81.ª edição em que são raras as ocasiões para os ‘sprinters’ disputarem vitórias, a chegada a Bragança, apesar da ligeira inclinação final, poderá oferecer uma nova chance aos homens mais rápidos, embora uma fuga também possa vingar.

Gustavo Veloso lidera a prova com 15 segundos de vantagem para o colega de equipa João Rodrigues, segundo, enquanto o espanhol Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano) é terceiro, a 22.

Num lote de apenas quatro corredores com menos de um minuto de diferença para a camisola amarela, dois são da Efapel, com Jóni Brandão em quarto, a 25 segundos, e Henrique Casimiro em quinto, a 45.

A segunda metade da prova arranca hoje e trará mais três chegadas em alto, com destaque para a subida à Serra do Larouco, no final da sétima etapa, a ‘mítica’ Senhora da Graça, a fechar a nona, e o contrarrelógio decisivo, entre Vila Nova de Gaia e Porto, no domingo.

Foto: AP

 

Percurso

 

Torre de Moncorvo
Açoreira
Maçores
Ligares
Freixo de Espada à Cinta
Fornos
Lagoaça
Castelo Branco
Zava
Meta Volante - Mogadouro (junto á Biblioteca Municipal)
Ponte s/ Rio Angueira
Algoso
Campo de Viboras
Vimioso, rotunda em frente, N219
Ponte s/ Rio Maças
Carção
Argozelo
Milhão
Gimonde
Bragança, Av. do Sabor
Meta Final Bragança - Rua Prof. António Gonçalves Rodrigues

 

 

Volta a Portugal: Minuto de silêncio antes da sexta etapa em memória de Lambrecht

 O pelotão da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta vai guardar hoje um minuto de silêncio antes da partida para a sexta etapa, em Torre de Moncorvo, para homenagear o belga Bjorg Lambrecht, que morreu na segunda-feira.

Numa nota publicada nas redes sociais, a organização confirmou o gesto que a prova portuguesa vai tomar antes da saída de Torre de Moncorvo em direção à capital de distrito Bragança, na sexta de 10 etapas.

O ciclista belga Bjorg Lambrecht, de 22 anos, morreu na sequência de uma queda na terceira etapa da Volta à Polónia em bicicleta.

Lambrecht, uma das grandes promessas do ciclismo belga, caiu e atingiu uma estrutura de betão à beira da estrada a cerca de 30 quilómetros do final da terceira etapa da Volta à Polónia, tendo ainda sido reanimado e transportado ao hospital, mas acabou por não resistir aos ferimentos graves que sofreu.

Na presente temporada, Lambrecht tinha obtido um quarto lugar na Flèche Wallone e um sexto na Amstel Gold Race, já depois de ter sido vice-campeão da Volta à França do Futuro, na altura batido apenas pelo atual campeão do Tour, Egan Bernal.

 

Comunciado da PSP BRAGANÇA

Atendendo à partida da 7ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta de Bragança no dia 08 de agosto, próxima quinta-feira, a PSP irá condicionar a circulação na cidade por forma a garantir a passagem segura dos ciclistas em prova e demais utentes da via tentando, sempre que possível, minimizar os constrangimentos e criar alternativas à circulação automóvel. Assim, no período compreendido entre as 12h30 e a 13h30 o trânsito estará interdito nas seguintes vias:
- Av. das Forças Armadas (em ambos os sentidos entre a Rotunda dos Touros e Rotunda do Jardim da Braguinha)
- Av. das Forças Armadas (sentido Este-Oeste entre a Rotunda do Jardim da Braguinha e o Túnel, ascendente)
- Av. Sá Carneiro até à R. das Beatas/ R. do Loreto (em ambos os sentidos)
- Rua D. Aleixo de Miranda (em ambos os sentidos)
- Praça Cavaleiro Ferreira (em ambos os sentidos)
- R. 5 de Outubro
- R. da República
- R. Dr. Raúl Teixeira
- R. Oróbio de Castro
- R. dos Combatentes da Grande Guerra
- R. Abílio Beça
- R. 1º de Dezembro
- R. Almirante Reis
- R. Alexandre Herculano até à R. Senhor dos Aflitos (em ambos os sentidos)
- Av. Abade Baçal em toda a sua extensão (em ambos os sentidos)
- R. Padre António Vieira (sentido Sul-Norte)
- EN103 Estrada de Vinhais (em ambos os sentidos)
Em todos os locais estarão presentes polícias para orientação do trânsito e apoio aos automobilistas.
Referir ainda que o trânsito estará interdito no nó da IP4 (Vinhais-Bragança Oeste EN103), devendo optar por qualquer outra saída/entrada. 
Agradecemos a melhor atenção e compreensão de todos, apelando a que restrinjam ao mínimo a circulação automóvel nas vias que confluem com as acima indicadas.



PARTILHAR:

Chaves celebra “Festa dos Povos” com regresso à época romana

Mondim de Basto quer melhorar condições de visita às Fisgas de Ermelo