As câmaras de Boticas e do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, anunciaram hoje que vão suportar os custos do transporte dos utentes com covid-19 ou que apresentem sintomas nas ambulâncias dos bombeiros.
O objetivo é, segundo estes municípios, garantir que todos tenham igualdade de oportunidades no acesso a cuidados de saúde.
No Peso da Régua, a câmara disse, em comunicado, que tem vindo a constatar a “dificuldade de muitas pessoas, sobretudo idosas e fragilizadas, que não têm como se deslocar às unidades de saúde, quer seja ao centro de saúde ou ao hospital e, mais recentemente, aos centros de rastreio à covid-19”.
Perante “estas necessidades urgentes”, foi acordado com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua que, a partir de hoje, a corporação vai fazer “transporte das pessoas que se encontram nestas condições, assegurando-lhes, desta forma, o acesso aos cuidados de saúde”.
O município garantiu que vai suportar, “integralmente, as despesas relacionadas com os transportes”.
“A Câmara do Peso da Régua assegura que não irá deixar ninguém entregue a si próprio, a correr risco de vida, porque é nossa obrigação estar mais próximo de todos, proteger os mais frágeis e sem recursos”, salientou o comunicado.