A Estradas de Portugal (EP) vai reabrir a ponte metálica do Pinhão à circulação automóvel na próxima terça-feira, 29 de Agosto. Os trabalhos de recuperação a que a travessia está a ser sujeita ainda não terminaram - vão prolongar-se por «mais 30 dias» segundo comunicado da EP - mas garantem já o tráfego «de modo alternado nos dois sentidos, regulada por semáforos».
Esta notícia foi bem acolhida tanto pelo presidente do Município de Alijó, Artur Cascarejo, como pelo presidente da Junta de Freguesia do Pinhão, Pedro Perry. \"Vem de encontro ao que sempre tinha exigido, que era abrir a ponte a tempo das vindimas\", notou o primeiro, alegando o segundo que \"era impossível as vindimas decorrerem com normalidade, mesmo com a alternativa do ferry-boat\".
Apesar da boa notícia, o autarca de Alijó continua a reivindicar a construção de \"uma nova ponte na zona do Pinhão\", pois a estrutura da ponte metálica \"não foi concebida para o volume de tráfego actual\". Uma pretensão justificada pelo facto de ser a única travessia entre as duas margens do rio Douro, desde a barragem da Valeira até à de Bagaúste.
Pedro Perry concorda com a pretensão, mas avisa que uma nova ponte terá de ser sujeita a estudos pormenorizados, pois \"o impacto de uma ponte nova no Pinhão pode ser prejudicial para a paisagem\".