Centro de Interpretação do Território em Sambade recebe a exposição “Os Lugares do Azeite Transmontano” de John Gallo e o lançamento do livro sobre a história do ouro líquido produzido na região.

 

O azeite foi o centro das atenções esta terça-feira, dia 18 de maio, em Alfândega da Fé. Pelas 18 horas, o Centro de Interpretação do Território em Sambade recebeu a inauguração de uma exposição e o lançamento de um livro que testemunham a afirmação do azeite como património cultural e como potencial turístico.

“Os Lugares do Azeite Transmontano” é um ensaio fotográfico que explora o Azeite enquanto elemento aglutinador de gentes, quotidianos e lugares. Focado na relação dos transmontanos com este produto de excelente qualidade e com uma atividade económica de grande importância para a região, mostra as gentes e as técnicas que tornam possível produzir um dos melhores azeites do mundo no nordeste de Portugal.

Com “Os Lugares do Azeite Transmontano” e a partir do Azeite, John Gallo, desvenda também um pouco da “paisagem mais avassaladora de Portugal Continental e da gastronomia genuína, de sabores únicos”. De acordo com o fotógrafo sócio documental, diretor do Fujifilm Festival Internacional de Fotografia de Viseu e mentor do movimento Floresta Negra, trata-se de ir “à procura das gentes, lugares, hábitos e práticas que ajudam a definir o azeite transmontano”, que se sente, descreve, “deslumbrado, por vezes, e até intimidado pela paisagem destas paragens”.

Este projeto, que conta a história do “ouro líquido” produzido nesta região de Portugal, é constituído por uma exposição fotográfica, um livro e um website, tendo sido desenvolvido em parceria com os municípios de Alfândega da Fé, onde foi apresentado primeiro, Mirandela, Vila Flor e Vila Nova de Foz Côa.

 

“Doce, frutado, amargo, intenso, com sabor a ervas aromáticas, verde, acastanhado. É um misto de sabores e sensações que traduz a essência da região, uma terra agreste e de paisagens muito diversas.”, fonte: www.welcomenordeste.net/

 



PARTILHAR:

Bragança anfitriã em agosto da primeira prova de trail

Cidade de Macedo de Cavaleiros celebrou 18 anos