Ricardo Pinto voltou a ser reeleito para o cargo de presidente da Associação Académica do IPB em lista única com 96,4 por cento dos votos num universo de 938 estudantes que foram às urnas.
Foram realizadas a 2 de junho as eleições para a Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança (AAIPB). A sufrágio foi apenas a lista A, intitulada " De Alunos Para Alunos" e encabeçada pelo, agora, reeleito presidente da Academia. Dos 973 alunos que optaram por exercer o seu direito e deslocarem-se às urnas, Ricardo Pinto conseguiu uma larga maioria, mais precisamente 96,4 por cento dos votos.
Ontem, na tomada de posse do reeleito presidente da AAIPB, o aluno de Mestrado e de Gestapo das Organizações utilizou da palavra para agradecer aos elementos da sua equipa que terminaram funções, referindo-se, também, aos novos. “Não há palavras para descrever o esforço, dedicação e paciência de cada elemento desta AAIPB que terminou hoje aqui funções. Um obrigado do fundo do coração a esta equipa que vai deixar saudades… À nova equipa um cumprimento especial, é chegada a hora de trabalho e dedicação e honrar o compromisso na mesma medida daqueles que nos antecederam”, fez questão de referir Ricardo Pinto, no seu discurso de estreia do mandato 2016/17, que agora inicia.
“E à semelhança do aluno IPB, que quando alcança objetivos, propõem se imediatamente a novas conquistas, a subir novos patamares, nós fazemos o mesmo e focamo-nos em novas batalhas e em criar novas dimensões para a AAIPB”, garantiu o presidente reeleito, que prometeu privilegiar três áreas no próximo ano letivo: a formação dos novos dirigentes associativos; a ação social e combate ao abandono escolar e o desporto universitário.
O recém-empossado dirigente associativo aproveitou, também, para se dirigir aos proprietários de estabelecimentos comerciais, nomeadamente, de casas de diversão noturna, na tentativa de obter deles doze dias por ano de estreita colaboração. “Somos obrigatoriamente parceiros pelo universo em que nos movimentamos e pelo contacto permanente que mantemos. Em nome da AAIPB, associações e núcleos de estudantes, amigos das vossas casas comerciais, peço-vos apenas que doze dias num ano colaborem connosco para que as duas grandes festas académicas, as celebrações mais atrativas da cidade não morram e não tenham de ser repensadas”, exprimiu Ricardo Pinto, em jeito de colaboração.
O presidente reeleito recordou, ainda, algumas das iniciativas que aconteceram pela primeira vez este ano como o concerto de natal, onde foram angariados mil euros a favor da Obra Kolping, garantindo que esse género de ações serão para continuar. “O importante não foi o montante, mas sim o contribuir para o incremento do espirito de solidariedade e interajuda na academia e na comunidade desta grande cidade que é Bragança”, explicou, durante o seu discurso de renovação de mandato.
Para Ricardo Pinto, “não é a liderança, nem o valor, nem o companheirismo onde se resumem os relacionamentos”, sublinhando que “o elemento mais essencial chama-se confiança”.