Está definida a reorganização autárquica do concelho de Macedo de Cavaleiros. Das 38 freguesias, vão ser extintas oito, que vão ser anexadas às freguesias contíguas.

A proposta apresentada pela Assembleia Municipal não foi consensual e gerou alguma discussão. Foi o caso da fusão da freguesia da Burga com Bornes. A decisão não agrada ao presidente da Junta da Burga, Maurício Correia.

A proposta aprovada prevê a redução do menor número possível de freguesias.Vilarinho do Monte tinha aprovado em Assembleia de Freguesia a junção a Macedo de Cavaleiros, mas afinal fica agregada a Ala.

O que pesou na decisão da Assembleia Municipal foi o facto de Vilarinho do Monte não ter ligação geográfica directa à sede de concelho.O presidente da Junta, Gomesindo Gomes, está indignado com esta reforma.

A freguesia de Espadanedo vai abarcar Murçós, Soutelo Mourisco e Edroso.O presidente da Junta, João Fernandes, é frontal contra esta reorganização.

A proposta final de redução das freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros foi aprovada com 42 votos a favor, três contra e 22 abstenções.



PARTILHAR:

Na Quinta Vale de Abraão

Marcha contra o desemprego