A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê para o início do último trimestre do ano o arranque da requalificação da Estrada Nacional (EN) 103 entre Vinhais e Bragança, depois de ter assinado o contrato para a obra, foi hoje anunciado.
O contrato foi assinado esta segunda-feira, adiantou a IP, e estão agora em curso os trâmites legais necessários, com a previsão dos trabalhos para o início do quarto trimestre deste ano.
A obra representa um investimento de 16,9 milhões de euros e vai requalificar cerca de 30 quilómetros da EN103, que estabelece a ligação entre as sedes de concelho de Vinhais e Bragança, nas proximidades do Itinerário Principal (IP) 4.
A estrada “constitui-se também como uma via de interesse turístico, uma vez que confere a acessibilidade ao Parque Nacional de Montesinho que delimita a sul”, considera a IP, em comunicado.
A empreitada tem como principais objetivos a redução do tempo de percurso e a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária. O pavimento vai ser reabilitado e está prevista a retificação de curvas. Os equipamentos de sinalização e segurança serão reforçados e melhorados.
Esta requalificação está incluída no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A IP informou que atualmente estão lançadas 25 obras no âmbito do PRR. Cinco empreitadas estão concluídas, nove estão em fase de contratação e 11 em execução.