A Comunidade de Trabalho Bragança-Zamora, vai avançar com uma candidatura à UNESCO com vista à criação de uma reserva da biosfera nesta região transfronteiriça. Trata-se de um projecto que envolve diversas áreas naturais parques naturais de Montesinho e do Douro Internacional, Parque da Sanábria e outras áreas incluídas na Rede Natura, bem como o património etnográfico.
A candidatura deverá ser apresentada em Abril. O projecto envolve como parceiros os municípios de Zamora, Salamanca e duas associações de municípios do distrito de Bragança Terra Fria e Terra Quente. \" Estamos a desenvolver mecanismos de entendimento e a consolidar acções específicas e concretas com vista a essa cooperação\", adiantou, ontem, o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, no final de uma reunião da comunidade de trabalho.
As reservas da biosfera são porções do ecossistema terrestres ou costeiros onde se concilia a conservação da biodiversidade com a sua utilização sustentável. São áreas cujo valor é reconhecido internacionalmente. No ano passado, existiam cerca de 520 distribuídas por mais de 100 países.