As chuvas dos últimos dias podem estar na origem da derrocada de uma barreira, feita com escombros, que serviu para lavar minério de volfrâmio nas antigas minas da Fonte Santa, próximas das Quintas das Quebras, Mogadouro.

O monte de escombros, com mais de 20 metros de altura, serviu durante muito tempo para travar as águas de uma ribeira que para ali foi desviada, através de um túnel escavado na rocha, com vista a abastecer o complexo mineiro.

A forte corrente provocada pelo rápido desprendimento de terras arrastou consigo, e num percurso com mais de cinco quilómetros, hortas, pomares, vinhas, caminhos e danificou travessias. As culturas da época foram dizimadas, dado que os terrenos ficaram \"lavados.\"

Segundo moradores na pequena aldeia de Quintas, há algum tempo que se receava o colapso da represa, já que as antigas minas foram abandonadas \"e ninguém olhava pelo local\".

Para além de prejuízos agrícolas, que se diz serem consideráveis, fica agora o receio de contaminação de rios e ribeiras, pois poderá haver nos escombros materiais considerados tóxicos. Esta ribeira vai desaguar no rio Sabor, podendo o curso de água ficar contaminada.

Fonte do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) afirmou, ao JN, que \"os escombros resultantes da actividade de extracção mineira, no caso do volfrâmio, nunca são coisas boas\". \"Pode haver materiais tóxicos, mas para se ter dados concretos, é preciso recolher amostras no local,\" explicou Jorge Carvalho, do INETI.

Os proprietários lesados vão apresentar no Tribunal Judicial de Mogadouro uma queixa contra terceiros de forma a apurarem responsabilidades nos prejuízos causas pela forte corrente de águas e de lodo.



PARTILHAR:

Ordenados em atraso no GDB

Elevado insucesso escolar dos alunos portugueses.