Oito municípios do distrito de Bragança estão a desenvolver a primeira Agenda 21 regional do país. Trata-se de um projecto que vai decorrer ao longo de 18 meses ao abrigo de uma pareceria entre os municípios, a empresa Resíduos do Nordeste e a Universidade Católica, com o objectivo de implementar um processo de Agenda 21 local em cada um dos municípios.

A Agenda 21 prevê a definição de estratégias e planos de acção para resolver os principais problemas de sustentabilidade da região, ao nível ambiental, económico e social. \"Para o efeito vai ser posto em marcha um estudo técnico para fazer o diagnóstico e encontrar soluções inovadoras para problemas antigos\", referiu Pedro Santos, da Universidade Católica.

A Empresa Resíduos do Nordeste avançou com esta parceria para desenvolver novos projectos entre municípios e para fazer um levantamento das necessidades, tal como foi feito na área dos resíduos sólidos urbanos, cujo tratamento integra 12 concelhos do distrito de Bragança e um do distrito da Guarda.

\"Queremos saber as necessidades da região, para obter financiamento de projectos de escala supra-municipal\", afirmou Paulo Praça, responsável daquela empresa



PARTILHAR:

Mais necessidades

Protestos contra paiol