Instalou-se a polémica na pacatez de Falgueiras, em Vinhais. A população não ficou satisfeita com o resultado do restauro da imagem de Santa Luzia, a padroeira da terra.

Não há fé que resista à mudança total das cores. \"Agora não a reconhecemos como a nossa Santa Luzia\", garante Marcelino Fernandes, um habitante desolado.

A Comissão de Festas, com a consentimento do pároco, enviou a santa para ser restaurada, com a anuência da diocese de Bragança - Miranda, mas, quando a imagem regressou à localidade, a população ficou abismada com as alterações e revoltou-se porque as cores não são iguais. Ao que o JN apurou, durante o restauro foram retiradas as camadas de tinta de um outro melhoramento, realizado há 35 anos, e ficou a pintura que se supõe seja a original. A maioria da população não reconhece nem gosta.

A controvérsia acabou por impedir a realização da missa de Natal, no dia 25, porque o pároco considerou que não tinha condições para o fazer, uma vez que a população colocou ao lado da santa restaurada uma fotografia da imagem antes do restauro. \"Completamente diferente\", constatou Marcelino Fernandes.

Alguns habitantes querem juntar-se para mandar pintar a imagem outra vez com as cores anteriores, mas é preciso que a diocese autorize.



PARTILHAR:

Com a chuva, a normalidade

Aproveitar o QREN