A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), em Vila Real, está à procura de patrocínios para resolver as restrições financeiras que afectam as suas secções desportivas que participam nos campeonatos nacionais.
O presidente da AAUTAD, Luís Matos, disse esta sexta-feira à Agência Lusa que esta é a \"maior associação desportiva, cultural e recreativa de Trás-os-Montes e Alto Douro\", possuindo 188 atletas federados espalhados pelo basquetebol, futsal, voleibol, râguebi, natação, ginástica e ténis.
Para manter as actividades desportivas, a AAUTAD gasta cerca de 100 mil euros por ano, só que, segundo referiu, os subsídios do Estado e outros apoios decresceram \"para metade\" na última década.
Luís Matos fala em \"restrições financeiras\" que atingem a associação e que, por inerência, afectam as secções desportivas que, por isso mesmo, procura outras formas de financiamento.
O objectivo da AAUTAD passa por conseguir \"apoios de grandes empresas nacionais\", no entanto, o estudante realça as \"grandes dificuldades\", uma vez que \"o público-alvo é menor do que em cidades do litoral, que têm mais habitantes\".
Luís de Matos pretende criar novas formas de promover as empresas que apoiem a associação académica, mas quer também \"mudar a imagem da AAUTAD\".
\"Somos muito mais do que organizadores das festas da semana académica e do caloiro. Promovemos o desporto, a cultura e a acção social e queremos que a região se aperceba do nosso valor\", afirmou.
O presidente sublinhou o \"peso regional\" que as equipas de desporto possuem, realçando ainda que \"são poucas\" as universidades do país que têm tantas modalidades federadas como a AAUTAD.
Também nas secções universitárias, a UTAD tem neste momento 109 atletas inscritos nas mais diversas modalidades.
O desporto funciona mesmo como um ponto de atracção de alguns estudantes pela universidade de Vila Real.
Cláudio Martins tinha várias propostas de equipas da primeira divisão, mas acabou por optar pela UTAD onde pode conciliar o curso de Educação Física e Desporto com a equipa de futsal, onde ocupa o lugar de guarda-redes.
\"Treinamos cinco vezes por semana, o que por vezes por complicamos, mas tenho conseguido conciliar com o curso e neste momento estou já no terceiro ano\", referiu o estudante, natural de Gondomar.