Cerca de 12 mil portugueses no estrangeiro votaram anteontem nas eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), número que é uma minoria em relação aos cerca de cinco milhões de emigrantes.

De acordo com dados do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, o país com maior número de votantes foi Macau (2630), seguido de França (2250), da Venezuela (1026) e dos Estados Unidos (909). De destacar também que na Finlândia e na Noruega houve apenas dois votos, no Uruguai, na Irlanda e em Timor-Leste votaram três pessoas e na Itália, Grécia e Áustria não votou ninguém.

Apesar de os números oficiais só serem conhecidos hoje, algumas embaixadas já divulgaram os resultados provisórios.

De acordo com fonte da Embaixada no Luxemburgo, a lista A venceu com 363 votos, seguindo-se a \"C\" com 300 votos e a \"B\" com 64 votos.

Em Andorra, a única lista candidata, de José Silva, venceu com 128 votos válidos, disse fonte da Embaixada naquele principado.

Na Alemanha, onde a abstenção foi de 99,5%, a única lista concorrente pelo círculo de Berlim e Hamburgo obteve 63 votos, tendo-se ainda registado seis votos em branco e um voto nulo. No círculo de Dusseldorf, Frankfurt e Estugarda venceu a lista A com um total de 514 votos.

Na Venezuela, registou-se um número recorde de votantes 1.178 pessoas, mais 115% do que nas anteriores eleições para o CCP, em Março de 2003. Existem duas circunscrições consulares: Caracas, que apresentou quatro listas, e Valência, que não apresentou candidaturas. A lista C obteve a maioria dos votos (532), seguida pela lista A (348), a lista B (248) e a Lista D (50) votos.

Em Macau, o deputado Pereira Coutinho , foi reeleito como conselheiro do CCP com 2540 votos num acto eleitoral com lista única.



PARTILHAR:

Gilberto Pintado contesta

Apenas 12 mil votantes no Conselho das Comunidades