O concurso de Professores deste ano voltou a deixar de fora muitos docentes candidatos ao distrito de Bragança. Os resultados não surpreenderam os Sindicatos, que dizem existirem professores a mais na capital transmontana. Apesar disso, eram esperadas mais colocações.
Alice Suzano do Sindicato dos Professores do Norte, afirma que, no ensino pré-escolar foram colocados 3 Professores entre 30 em concurso. Já no 1º Ciclo foram colocados 29 docentes, num universo de 188, enquanto no 2º e 3º Ciclos foram colocados 9 Professores, não estando, ainda, contabilizados todos os que concorreram.
Os Professores não colocados esperam, agora, pelas colocações cíclicas, que lhes permite serem colocados à medida que apareçam vagas provenientes de aposentações, atestados médicos ou outras situações.
Os Professores não colocados e que não acreditam numa possível colocação recorreram ao Centro de Emprego. Para o Sindicato dos Professores do Norte, este é um direito dos docentes e, além disso, é uma forma de protesto contra as medidas do Ministério da Educação.
Recorde-se que, este ano, começa contestada avaliação de Professores, que entrou em vigor no passado dia 1 de Setembro. Assim, algumas das vagas que vieram a concurso, resultaram do facto dos professores avaliadores terem ficado sem componente lectiva.