“Retratos de hoje e de antes” é o título da exposição que o Grupo de Folclore Casa de Portugal inaugurou ontem no Centro Cultural La Llacuna do Principado de Andorra.

Integrado na semana da diversidade cultural da capital do país, Andorra la Vella, os elementos do Grupo apresentaram 18 fotografias realizadas no museu Casa Rull, museu Etnográfico Casa Cristo e museu Casa d’Areny-Plandolit, recreando vivências das gentes do norte de Portugal de inícios do século XX.

Uma viagem pela memória dos antepassados realizada pela fotógrafa Mireia Medeiros e coordenada pela Cami Gonçalves, ambas membros do Grupo, e apreciada pela Ministra da Cultura e Desporto do Principado, Silvia Riva, pela Cònsol (Presidente da Câmara) de Andorra la Vella, Conxita Marsol, pelo Vereador de Cultura e Assuntos Sociais do Comú de Encamp, David Cruz, o empresário José Costa, o Padre Albano Fraga e muitos dos elementos do Grupo que participaram na exposição, além de outras personalidades que não quiseram perder a oportunidade de reviver outros tempos.

Silvia Riva destacou que o Grupo de Folclore Casa de Portugal “soube surpreender-nos ao fusionar o folclore português e os museus de Andorra”. Por sua vez, Conxita Marsol felicitou o Grupo “pelos 25 anos e pelo trabalho, iniciativa e novos projetos”.

Além da exposição, foi apresentada também a projeção dum documental com entrevistas aos protagonista e como se realizou a reportagem fotográfica, tendo emocionado a muitos dos assistentes à inauguração.

A Semana da Diversidade Cultural termina hoje sábado com uma exposição fotográfica, em grande formato, no parque central da capital andorrana, na qual o Grupo de Folclore Casa de Portugal contribuiu com o traje “à vianesa” no mosaico de culturas que integram a mostra.



PARTILHAR:

"Insónia" estreia dia 21 em Bragança no Teatro Municipal

Avaliação do Estado de Consciência