O técnico e dirigente desportivo Rodolfo Cidré Moreno é o candidato do PS à Câmara de Carrazeda de Ansiães, um bastião do PSD no distrito de Bragança onde o socialista pretende mostrar que “há alternativa no concelho”.
O candidato explicou hoje à Lusa que a decisão foi tomada há pouco mais de uma semana e que nesse período elaborou as listas para a Câmara e duas freguesias do concelho, onde o PSD é poder há 32 anos e nunca nenhum partido de esquerda ganhou as eleições autárquicas.
Rodolfo Cidré Moreno tem 42 anos e 22 de militância no PS, que o levaram a aceitar o desafio autárquico, pois encara como uma “obrigação, enquanto militante, dar este contributo ao partido”.
Ao contrário de há quatro anos, quando o PS integrou o movimento Unidos por Carrazeda, que juntou descontentes do PSD, socialistas e CDS-PP, nas eleições autárquicas de 26 de setembro o partido pretendia ter uma candidatura própria.
A concelhia decidiu, no entanto, continuar a apoiar o movimento, “contra a vontade das deliberações distrital e nacional do partido”, que querem “uma candidatura do PS para dar voz aos militantes e existir uma alternativa no concelho”, segundo o Cidré Moreno.
Nesse sentido, foi contactado pela distrital e aceitou “de imediato” ser o rosto desta candidatura com uma perspetiva de longo prazo.
“A perspetiva é dinamizar o PS ao nível que nunca esteve no concelho de Carrazeda de Ansiães e que venha a conduzir à conquista da Câmara daqui a quatro anos”, afirmou.
A mensagem que o candidato socialista pretende transmitir aos eleitores do concelho é “que existe alternativa à esquerda e que o PS pretende ser alternativa de governo ao presente executivo e à candidatura independente (movimento)”.
Rodolfo Cidré Moreno é técnico superior de Desporto no município de Macedo de Cavaleiros e reside e é natural de Bragança, onde é conhecido pela ligação ao associativismo desportivo, nomeadamente na qualidade de presidente da Associação Distrital de Atletismo.
O PSD venceu as eleições autárquicas de 2017 com 48,4% dos votos e obteve três dos cinco mandatos no executivo municipal, tendo os outros dois sido entregues ao movimento “Juntos por Carrazeda”, com 44,3%.
O concelho de Carrazeda de Ansiães tem 6.656 eleitores que poderão escolher, no dia 26 de setembro, entre as candidaturas do atual presidente da Câmara, João Gonçalves, que concorre a um segundo mandato pelo PSD, de Rodolfo Cidré Moreno do PS, Manuel Madureira da CDU, e Frederico Meireles, pelo movimento Unidos por Carrazeda.
Foto: DR