Depois da realização da Baja Espanha Aragon, disputada há quinze dias atrás, o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno só regressa no último fim-de-semana de Agosto, para a realização da sexta prova do campeonato, o Rali TT Montes Alentejanos.
José Rodrigues, piloto oficial da Toyota, natural de Murça, depois das "tropelias" da prova espanhola, em que, apesar de tudo, conseguiu assegurar o regresso ao comando do Agrupamento T2, terá, assim, oportunidade de recuperar o seu Land Cruiser, preparando-o para um dos mais duros embates do campeonato.
Integrada no calendário FIA (Federação Internacional do Automóvel) de Todo-o-Terreno, a prova alentejana será disputada ao longo de dois dias, contando com uma extensão aproximada de 570 quilómetros. O início da prova está agendado para a manhã de sábado, dia 31 de Agosto, com a realização de um prólogo de aproximadamente três quilómetros de extensão. Na parte da tarde disputa-se o primeiro sector selectivo, com quase 200 quilómetros de extensão. Para o segundo dia da prova está agendado o segundo sector selectivo, com mais cerca de 100 quilómetros de extensão do que o primeiro.
A maior novidade da prova alentejana tem a ver com a chegada dos dois sectores selectivos, que estará localizada um pouco mais longe da cidade de Beja do que é habitual, mais precisamente no kartódromo de Serpa, onde estará também localizado o parque de assistência.
Depois desta "paragem para férias", José Rodrigues procurará, na prova alentejana, manter a diferença para os seus adversários mais directos, por forma a consolidar a sua posição de líder do Agrupamento T2. Aliás, a conquista do título no agrupamento é o principal objectivo do piloto de Murça para a presente época desportiva, que procurará, assim, revalidar o triunfo conquistado nos T2 em 1997, ano em que José Rodrigues se sagrou também vice-campeão absoluto do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.