Apesar do mau tempo que se faz sentir nesta época, é já com frequência que os visitantes se deslocam à região da Terra Quente trasmontana e Douro Superior, onde se podem deliciar com os tons brancos e rosa da flor da amendoeira.
Por isso, a CP continua a apostar em percursos de comboio com partida da estação de São Bento, no Porto, com destino ao Pocinho. Apesar de apenas haver ligação por caminho-de-ferro até esta estação, a empresa ferroviária lançou o desafio turístico \" Viaje com a CP na Rota das Amendoeiras em Flor\", convite lançado há vários anos. O programa repete-se todos os sábados deste mês, com partida da estação de São Bento, no Porto, às oito horas e chegada ao Pocinho por volta das 11.
A partir da estação do Pocinho, a CP oferece três circuitos rodoviários pela região de Trás os Monte e Alto Douro, onde os visitantes podem, assim, descansar o olhar.
Ao que foi possível apurar, cada bilhete de comboio custa 33 euros por adulto e 22,5 para criança, com regresso ao Porto depois das 18 horas.
Assim, depois de chegar à chamada Rota da Amendoeira em Flor, os visitantes têm à sua espera uma série de actividades musicais, lúdicas e culturais agendadas até ao próximo dia 1.
A chamada rota das amendoeiras, e apesar de o negócio ainda estar \"fraco\", é considerada pelos empresários da restauração e similares rentável, apesar de só durar um mês.
A beleza natural da flor da amendoeira continua, porém, a ser um chamariz importante em termos de turismo sazonal na região trasmontana, apesar de não se saber o número de visitantes, mas há quem afirme que pela região passam milhares de pessoas ao longo do corrente mês.