Aproveitar a castanha para atrair turistas a Trás-os-Montes é o objectivo da implementação da Rota da Castanha, que vai abranger municípios dos distritos de Bragança e Vila Real.
Após vários estudos sobre as potencialidades turísticas desta região, foram delineados cinco troços, que aliam os soutos centenários à beleza da paisagem natural e ao património histórico.
Esta Rota, que envolve a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Região de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, a Região de Turismo do Nordeste Transmontano, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a Associação Regional de Agricultores das Terras de Montenegro e a Federação de Agricultura de Trás-os-Montes, foi apresentada no passado sábado durante as Jornadas do Castanheiro, em Vinhais.
Segundo o presidente da Região de Turismo Alto Tâmega e Barroso, António Mota, a acção pretende valorizar a castanha através do turismo, de modo a aumentar o rendimento dos produtores.
Rota conta com cinco percursos para dinamizar unidades hoteleiras e artesanato
Para tal, foram criados cinco percursos: o Milenar, que liga Chaves a Bragança, com passagem por Vinhais, o Paisagístico, com saída de Bragança pela EN217 em direcção a Sambade (Alfândega da Fé), o Monumental, que liga Chaves a Valpaços com passagem por Carrazedo de Montenegro, a Rota Dourada da Padrela, que cria um circuito entre Vila Pouca de Aguiar e Murça, e a Rota da Terra Fria, que sai de Bragança pela EN15 em direcção a Macedo de Cavaleiros.
A par dos benefícios para os produtores, a Rota também contribuirá para a dinamização económica da restauração e do alojamento, impulsionando a elaboração de artigos alusivos a este fruto, desde camisolas a porta-chaves. Por isso, António Mota afirma que o estudo sobre a Rota deverá ficar concluído no final do ano, mas a sua implementação depende da adesão dos parceiros, incluindo privados.
A promoção da Rota da Castanha será feita em português, espanhol e inglês, através de folhetos, brochuras e numa página web, que ficará alojada na UTAD e terá hiperligações às Regiões de Turismo e aos restantes parceiros.