A Estrada Nacional 2 (EN2), que atravessa o país ao longo de 738 quilómetros, vai dispor de 400 mil euros para um projeto de valorização turística que vai implementar mais sinalética, formação e informação sobre os municípios.

A iniciativa partiu da Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2) e a assinatura do contrato de valorização turística ocorre na segunda-feira, em Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real, com a presença prevista do ministro da Economia e da secretária de Estado do Turismo.

O presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, afirmou hoje à agência Lusa que o projeto visa "dinamizar a EN2", que atravessa o país, desde Chaves até Faro.

A candidatura no valor de cerca de 400 mil euros, com comparticipação do Turismo de Portugal de 90%, foi aprovada no âmbito do programa Valorizar e o prazo de execução prolonga-se até dezembro de 2019.

O autarca referiu que este projeto de valorização turística da EN2 possui três eixos, nomeadamente "a sinalética, os conteúdos e a capacitação" dos parceiros que aderirem à Rota.

Luís Machado explicou que se pretende colocar sinalética na estrada, que não se faz nos dois sentidos em todo o seu percurso, e ainda instalar informação indicativa da N2 nos municípios.

Um segundo eixo visa a criação de uma aplicação móvel que dará informações ao viajante sobre o local onde está, como, por exemplo, o que visitar, onde comer ou onde dormir.

O autarca explicou que vão ser ainda desenvolvidos conteúdos promocionais, como vídeos, que visam dar a conhecer a Nacional 2.

O terceiro eixo incide na capacitação dos parceiros, ou seja, de todos os restaurantes, unidades de alojamento, estabelecimentos comerciais ou, no caso de Santa Marta de Penaguião, ainda produtores de vinho, que se queiram associar ao projeto.

Será criado um dístico para colocar à porta do estabelecimento a informar que pertence à Rota da EN2 e será dada formação para "receber e acolher cada vez melhor os turistas".

"Este eixo prevê a identificação dos parceiros e dos produtos que têm e quer melhorar a capacidade de atendimento e do serviço", sustentou Luís Machado.

O autarca referiu que se pretende que cada um destes parceiros seja também uma espécie de guia do turista em cada território, que saiba a história de cada localidade e as histórias da EN2.

Depois, acrescentou, "se houver ainda disponibilidade financeira", será criado o "produto N2", ou seja, serão criados pacotes turísticos de, por exemplo, três ou cinco dias, já com a viagem organizada pela estrada nacional.

A EN2 atravessa 35 municípios, dos quais apenas dois não integram a associação.

A Nacional 2 passa pelo interior das povoações, de Trás-os-Montes ao Algarve, e liga paisagens tão diferentes como as vinhas do Douro, as planícies do Alentejo ou as praias do sul do país.

E é, segundo o autarca, "este potencial paisagístico e patrimonial que se quer aproveitar".

A EN2 é muitas vezes comparada com a 'Route' 66, porque à semelhança do que acontece com a estrada norte-americana, também rasga o país de uma ponta à outra.

A assinatura do contrato na segunda-feira insere-se no âmbito de uma visita de dois dias que o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vão fazer ao Douro.

 

#amren2 #n2 #rotan2 #en2 #estradanacional2 #portugal #visitportugal#instatravel #instatraveling

 #travel #travelgram #travelphotography #viagem#viajar

 #portugalplaces #portugal_em_fotos #traveling_in_portugal


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Alfândega recebe já amanhã o Smartathon’18

Prémio Universidade de Lisboa distingue historiador António Borges Coelho