Potenciar o turismo religioso é o objectivo de um projecto que a Câmara Municipal de Mogadouro está a desenvolver. Numa primeira fase da iniciativa foram escolhidos 10 templos, espalhados um pouco por todo o concelho, para depois ser criada uma rota turística.

De salientar que muitos dos templos marianos espalhados pela região transmontana estão associados a lendas e narrativas que se perdem nos tempos e de grande valor cultural. E o concelho de Mogadouro não foge à regra.

Segundo Morais Machado, presidente da autarquia, em Mogadouro está bem presente a devoção a Nossa Senhora, como é o caso do culto prestado a Santa Ana ou a Senhora do Caminho, que, nesta época do ano, congrega muita gente.

O circuito, designado por \"Roteiro Mariano\", vai ser integrado em dois tipos de turismo, o religioso e o municipal.

Para o circuito turístico funcionar há que ter em atenção a rede viária municipal, de forma a permitir uma melhor deslocação dos visitantes, situação para a qual a autarquia diz estar atenta, já que há vias de comunicação que vão ser melhoradas.

Outras das situações a ter em conta é recuperação dos templos religiosos incluídos na rota. Alguns já estão recuperados e outros aguardam intervenção, ao mesmo tempo que será importante alindar as aldeias, garante o autarca. Depois dos arranjos concluídos, a autarquia publicará um catálogo com as lendas, história e devoção de cada uma das capelas e igrejas marianas.



PARTILHAR:

Procura tem superado a oferta

«Portal das Comunidades»