O burro mirandês e um congénere espanhol estão a ajudar a recriar este fim-de-semana antigas rotas do contrabando ibérico num passeio pela raia que dá início a uma nova parceria entre os dois lados da fronteira.

As associações responsáveis pelo estudo e protecção da raça asinina mirandesa, em Portugal, e da Zamorana-Leonesa, em Espanha, disponibilizam uma dúzia de animais para um passeio por caminhos da raia transmontana que começaram sexta-feira e terminam domingo.

Durante os três dias, os burros e os respectivos burriqueiros percorrerão 22 quilómetros por seis aldeias fronteiriças, seguindo as rotas utilizadas antigamente para o contrabando de café, pão e vinho entre portugueses e espanhóis.

Segundo disse à Lusa Miguel Nóvoa, técnico da associação para o estudo e protecção do gado asinino (AEPGA) responsável pelo burro mirandês, ao longo dos passeios os participantes - portugueses e espanhóis - têm oportunidade de ouvir testemunhos dos que viveram o tempo do contrabando.

A passagem pelas aldeias permitirá contactos com as pessoas que relatarão as experiências de medo e aventura vividas naquela época.

Segundo o técnico da AEPGA, esta iniciativa conjunta entre portugueses e espanhóis é feita ao abrigo de um programa comunitário de apoio à cooperação transfronteiriça e será o primeiro passo para o trabalho conjunto entre a AEPGA e a congénere espanhola ASZAL.

Ambas trabalham para uma raça asinina protegida pela União Europeia e enfrentam problemas idênticos, nomeadamente ao nível de efectivos bastantes reduzidos.

O burro mirandês está reduzido a 800 fêmeas reprodutoras, que na realidade, segundo Miguel Nóvoa, equivalem apenas a 300, por as restantes terem idade avançada.

Os espanhóis levam vantagem nesta matéria, pois embora o efectivo seja reduzido, é mais jovem, de acordo com o técnico.

A AEPGA está apostada em aumentar o efectivo do burro mirandês e dar-lhe um estatuto em termos turísticos no Nordeste Transmontano.

Tem promovido passeios de burro em contacto com a natureza e associado esta raça a outras vertentes culturais da região como as gaitas de foles, motivo do quarto passeio \"L Burro i L Gueiteiro\" (o burro e o gaiteiro), que decorrerá de 31 de Julho a 04 de Agosto, em parceria com a associação cultural mirandesa Galandum Galundaina.

Imediatamente antes, entre 28 e 30 de Julho, decorre, em Vimioso, o festival \"Sons e Ruralidades\", em que o burro mirandês também está presente, em parceria com a associação local ALDEIA.

Entre 30 de Junho e 02 de Julho, o burro de Miranda irá \"aderir\" aos desportos radicais na iniciativa \"o burro e o parapente\".

O evento conjunto com o Clube de Desportos de Montanha PapaVentos, pretende dar a conhecer as paisagens naturais transmontanas da zona de Montalegre e da Serra do Larouco de parapente e em passeios de burro.



PARTILHAR:

Bruno Pires garante vitória

Festival de pirotecnia