O Centro Emissor Regional de Bragança da RTP vai deixar de emitir os seus noticiários regionais a partir do dia 16, estando previsto o seu regresso no dia 6 de Janeiro de 2003.

Segundo uma fonte da RTP-Bragança, a suspensão das emissões será provocada por falta de pessoal, uma vez que a televisão estatal não tem vindo a renovar os contratos aos jornalistas e aos operadores de câmara. Só neste 15 de Dezembro são três jornalistas e um repórter de imagem que deixam de ter os seus contratos renovados.

Os continuados «despedimentos» que a RTP-Bragança tem feito desde que o PSD está à frente do governo, deixou aquele emissor regional com apenas uma jornalista, cujo contrato, contudo, vigora só até Janeiro, e três operadores de câmara, um dos quais também tem vínculo contratual só até Março do próximo ano.

Em Bragança, do quadro de pessoal efectivo apenas fazem parte dois operadores de imagem, o coordenador e um responsável operacional.

Em Vila Real, de onde prestam serviço ao centro emissor de Bragança, trabalham dois jornalistas, que são do quadro de pessoal da RTP.

No período de encerramento das emissões de Bragança, o espaço deixado em aberto será substituído por programação feita em Lisboa.

Os actuais jornalistas e operadores de imagem da RTP-Bragança temem que o «enchido» emitido por Lisboa em substituição do noticiário regional se vá prolongando no tempo «até que as pessoas se esqueçam» do «Regiões» que se emitia até agora. «E será com essa artimanha que a RTP acabará definitivamente com as emissões regionais», alvitra um dos jornalistas que abandona agora a televisão do Estado.



PARTILHAR:

Agricultores satisfeitos

Para já improvisou-se um balneário