A interactividade entre os portugueses radicados no estrangeiro e Portugal é uma das grandes apostas da nova grelha de programação da RTP Internacional (RTPi), apresentada hoje na sede da estação da televisão pública portuguesa, em Lisboa.
A partir da próxima semana, a RTPi vai pôr no ar a nova grelha de programação que \"passa a ter uma ligação mais forte ao Canal 1\" com vários programas a serem transmitidos em simultâneo, afirmou o director de programas da RTP, José Fragoso.
Esta é a resposta da televisão estatal a uma reivindicação antiga dos portugueses que residem no estrangeiro, que se \"queixavam de que a programação não era actualizada com a que passava em Portugal\", acrescentou.
Assim, desde as 07:00 até às 16:30 a emissão é simultânea para a RTP e a RTPi, sendo retomada entre as 20:00 e as 21:15.
Uma das novidades da grelha é a estreia, segunda-feira ao princípio da tarde e em simultâneo com o Canal 1, do programa interactivo \"Portugal no Coração\".
Com apresentação a cargo de José Carlos Malato, Marche Romero e Maria João Silveira, este programa pretende ser um ponto de encontro entre todas pessoas que residem em Portugal e os portugueses que residem no estrangeiro, explicou.
Além do tradicional \"Praça da Alegria\", que se mantém na grelha, e do recém-nascido \"Portugal no Coração\", o programa desportivo \"Estádio Nacional\", concebido especialmente para a RTPi e que terá a duração de duas horas, também tem um carácter de interactividade.
Destaque ainda para o reforço \"dos laços com a Madeira e os Açores\" com a emissão do telejornal produzido nos dois arquipélagos, adiantou José Fragoso.
A \"Operação Triunfo\", \"Prós e Contras\", a novela \"Lusitana Paixão\" e os programas \"Comunidades\" e \"Atlântida\" (também interactivo) fazem parte da nova grelha.
A RTPi pretende ainda desenvolver \"projectos audiovisuais relacionados com actividades dos portugueses no mundo\", nomeadamente através de \"produtoras que já existem no mundo lusófono\" que queiram \"fazer chegar projectos à RTP\", afirmou.
Quanto aos custos desta renovação da RTPi, o director de programas da estação pública de televisão não quis falar de números, limitando-se a dizer que o financiamento do canal \"vai ser partilhado com entidades\" e admitindo o recurso a \"subsídios e a patrocinadores\".
Por sua vez, Luís Marques, administrador na área da programação, anunciou que está a ser negociada a possibilidade de \"a RTPi poder ter acesso a produtos da SIC e da TVI durante duas horas por dia e com programas que tenham, pelo menos, dois anos de emissão\".
\"É um acordo que ainda não está firmado\" e que visa sobretudo \"programas de entretenimento\", acrescentou.
A RTPi chega \"a mais de 60 milhões de espectadores\" e transmite para cerca de 38 países de todo o mundo.