Um habitante do concelho de Vila Flor editou um Dicionário do Azeite, da Azeitona e da Oliveira, onde surgem reunidas 1094 palavras relacionadas com o sector, bem como a sua explicação.

Desde o termo mais técnico ao mais popular, o autor, Rui Magalhães, tentou reunir, em pouco mais de centena e meia de páginas, tudo aquilo que pudesse interessar a conhecedores e leigos na matéria.

Tudo começou através de um concurso lançado pela câmara de Vila Flor às crianças do concelho, no âmbito da Feira Terra Flor. Joana, a filha de Rui Magalhães, reuniu algumas palavras sobre o azeite para uma apresentação, mas, \"como o trabalho nunca chegou a ser apresentado\", o pai repescou a ideia e fez este dicionário.

A experiência adquirida como antigo dirigente da Cooperativa dos Olivicultores de Vila Flor e Ansiães, bem como na profissão que exerce - consultor em áreas do desenvolvimento rural e agrícola -, foi vital para um trabalho que engloba quase todos os conceitos, desde a antiguidade até ao aparecimento do azeite enquanto actividade produtiva rentável, passando pelas modernas tecnologias e preocupações ambientais.

Rui Magalhães assume que teve a preocupação de deixar algumas páginas que permitem ao leitor contribuir para acrescentar a lista. \"Por maior que seja o esforço da pesquisa, aparece sempre alguém que traz, pelo menos, um regionalismo simples\", explica.

No rodapé de algumas páginas surgem algumas anotações que remetem para livros e legislação que podem ajudar a esclarecer melhor alguns termos.



PARTILHAR:

Ainda há falhas na articulação de cuidados na área materno-infantil

Albufeira vai regar 600 hectares