A 12ª edição da mostra “Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro” recebeu cerca de 50 mil visitantes, apesar do mau tempo que se fez sentir neste primeiro fim de semana de fevereiro. Na abertura da feira esteve presente o Presidente da Câmara, António Cabeleira, acompanhado pelos vereadores Castanheira Penas e João Neves, o Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Viegas, bem como vários representantes de diversas organizações civis e militares locais.

O balanço do evento foi mais uma vez positivo, durante os três dias (03, 04 e 05 de fevereiro), foram muitos os visitantes, não só nacionais, como também da vizinha Espanha, que não quiseram deixar de marcar presença em mais uma mostra “Sabores de Chaves”.

Os produtos de destaque mais procurados foram, sem dúvida, o fumeiro (alheira, salpicão e linguiça), refira-se, concebidos de forma artesanal e com o “saber fazer ancestral” das gentes locais, bem como os tradicionais Pastéis e Folares de Chaves.

Ao todo, estiveram presentes 91 expositores (distribuídos em 134 stands), dos quais 49 agroalimentares, 38 de artesanato e 4 institucionais. Este ano, o certame também contou com mais espaço de exposição, tendo ocupado uma área total de 2580 m², entre o Pavilhão Municipal, a tenda intermédia colocada exclusivamente para o evento e os dois pisos do edifício do Mercado Municipal.

Este ano, associado aos “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro” teve lugar a iniciativa “Fim de Semana Gastronómico”, desenvolvida em articulação com a ACISAT (Associação Empresarial do Alto Tâmega), na qual participaram 58 restaurantes locais, com propostas de pratos de cozinha tradicional, como o arroz de fumeiro, os milhos com costelinhas, a alheira com grelos, a feijoada à transmontana, o cozido à portuguesa, os ossos de assuã e muitos outros pratos.

Outra iniciativa desta edição foi a transmissão em direto do interior do recinto da feira, no sábado à tarde, do programa “Aqui Portugal” da RTP 1, que veio, sem dúvida, abrilhantar e dinamizar todo o evento. Como apresentadores estiveram Hélder Reis, Catarina Camacho e Tiago Góes Ferreira.

Durante os três dias do certame foi muita a animação, tendo decorrido o 9.º Encontro Escolar de Danças e Cantares Tradicionais, onde participaram várias escolas do Concelho. Também não faltou a atuação de ranchos folclóricos, grupos de danças locais, concertos e muita música tradicional.

Foi mais um fim de semana em grande com fumeiro, vinhos, artesanato, gastronomia, música e ainda futebol com o Grupo Desportivo de Chaves.

Saliente-se que os “Sabores de Chaves” são já uma marca reconhecida pelo público, dada a autenticidade dos produtos flavienses, tendo a crescente procura destes artigos potenciado a sua comercialização, não só durante as feiras que a autarquia realiza, mas também durante todo o ano. Destaque-se ainda o elevado número de empresas que têm surgido e consolidado a sua atividade nos vários certames, através da criação de uma carteira de clientes estável, que permite o escoamento da totalidade da produção ao longo do ano.

A iniciativa foi organizada pela EHATB - Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso e Município de Chaves, tendo contado também com a colaboração da ACISAT, na iniciativa “Fim de Semana Gastronómico”, bem como da Escola Profissional de Chaves no apoio à receção dos visitantes.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Apresentação pública do projeto das Barragens do Alto Tâmega

PS Bragança aprovou os 12 candidatos às Câmaras do Distrito