O município de Sabrosa aplicou 1,8 milhões de euros na construção do Mercado dos Produtos Durienses, um espaço para a realização de eventos culturais e de promoção dos produtos do Douro, como vinho ou azeite, foi hoje anunciado.

A inauguração do mercado faz-se com a primeira edição do Festival dos Produtos Durienses, entre os dias 05 e 06 de novembro, onde estarão representados os 19 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro).

Para a presidente da Câmara de Sabrosa, Helena Lapa, o novo equipamento é “de extrema importância para Sabrosa e para a região duriense” e permitirá “desenvolver uma estratégia de promoção do território num espaço de excelência, com uma localização única, que contribuirá para alavancar o Douro, os seus produtos, a sua cultura e tradições”.

Trata-se de um espaço multiúsos, há “muito ambicionado” e que vai ser palco para a realização de vários eventos, estando já programados certames relacionados com o turismo e o vinho, atividades centrais deste território.

Mas ali podem também ser realizados concertos e eventos desportivos.

Nesta primeira edição do Festival dos Produtos Durienses haverá uma mostra e venda de produtos endógenos do Douro, desde o vinho, azeite, castanha, amêndoa, compotas, entre outros.

Para os dois dias estão programadas duas dezenas de atuações de bandas de música, ranchos folclóricos e grupos de cantares tradicionais dos municípios do Douro.

Atuarão ainda o cantar Emanuel, natural de Sabrosa, e Bárbara Bandeira.

Para a inauguração do novo espaço foi convidada a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O mercado dos produtos durienses possui uma área de 1.100 metros quadrados e foi construído junto a uma das entradas na vila de Sabrosa, perto da zona industrial, no distrito de Vila Real.

O investimento total foi de 1,8 milhões de euros, financiado em 85% por fundos comunitários, no âmbito do Provere - Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.



PARTILHAR:

Festa da Cabra e do Canhoto regressa à aldeia de Cidões, em Vinhais

Mogadouro avança com obra de novo matadouro municipal de 2,6 ME