Rui Silva tomou posse, na segunda-feira, da presidência da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), sucedendo assim a Pedro Torres.

O dirigente estudantil admite que a sua equipa toma posse \"num momento difícil\". Entre as diversas lutas que pretende travar está \"o combate ao aumento de propinas\". Na sua opinião, é na acção social que \"existem mais problemas\", pelo que a Associação Académica pretende \"pressionar\" este serviço para que seja \"oferecido\" aos bolseiros o 11º mês.

Por outro lado, Rui Silva reconhece \"o pouco interesse dos alunos pela academia\", uma situação a inverter, \"convencendo os estudantes a intervirem mais nos problemas que a todos dizem respeito\". Quanto à falta de residências universitárias em Chaves, o problema poderá deixar de existir caso este pólo venha mesmo a encerrar. Mas, confiante que ainda possa haver \"salvação\" para a unidade flaviense, Rui Silva defende que \"terão de ser pensadas soluções de alojamento para os alunos que aí estudam\".

A nova equipa é declaradamente contra a substituição de bolsas por empréstimos, porque, na sua opinião, \"não tem qualquer lógica o aluno, após concluir o curso, ter de trabalhar para pagar o empréstimo que fez para poder estudar\".

O reitor da UTAD, Armando Mascarenhas, ficou satisfeito com a participação nas eleições e disse, na tomada de posse, que espera desta nova lista \"a mesma atitude que têm tido as anteriores direcções da Associação Académica\", aconselhando esta equipa a \"participar activamente na Academia, transmitindo as suas ideias e mostrando-se presente\". E apesar de admitir que a Associação terá de \"enfrentar desafios\", o reitor garantiu que \"as portas da reitoria estarão sempre abertas para a receber\". Armando Mascarenhas deixou ainda um incentivo aos alunos dos pólos de Chaves e Miranda do Douro, dizendo que \"a universidade não os irá abandonar\".

De um total de 6.700 alunos que frequentam a UTAD, acorreram às urnas 3.090. A lista A ganhou, com 1.339 votos, a lista B conseguiu 1.016 e a lista C arrecadou 515.



PARTILHAR:

Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontario

Por causa de várias queixas de utentes do «Espaço Internet»