Quem chegar por estes dias a Sambade, Alfândega da Fé, vai certamente aperceber-se que um novo dístico figura em alguns locais públicos da aldeia.

Trata-se do logotipo das “Aldeias de Portugal”. A razão é óbvia, Sambade, a maior aldeia do concelho, é uma “Aldeia de Portugal”. A classificação é entendida como uma oportunidade para a preservação e valorização da localidade, afirmando-a como polo de desenvolvimento e atração turística.

O título resulta de uma candidatura apresentada pela autarquia através da DESTEQUE- Associação para o Desenvolvimento da Terra quente Transmontana. O projeto foi dado a conhecer à população durante uma sessão pública na Casa do Povo, atual Centro Cultural e Tecnológico. Uma apresentação que visou informar e sensibilizar os locais sobre este novo projeto.

A rede de "Aldeias de Portugal" é um projeto desenvolvido pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia-. Trata-se de um projeto que visa a criação de uma rede nacional sustentável e de referência na promoção da ruralidade nacional.

Uma nova abordagem ao turismo rural assente na diferenciação e na consolidação de “um produto único, mais personalizado, que valoriza a hospitalidade, o lazer, os usos e costumes.” A marca “Aldeias de Portugal” tem como principal missão “a melhoria da população rural e do culto das vivências e tradição rural portuguesa, através da promoção e preservação do património rural.”

A adesão de Sambade a esta rede é entendida como uma oportunidade dinamizar económica, social e culturalmente a aldeia, valorizando o existente e criando as condições para a atração de novos investimentos e consequentemente fixação da população.

Para além disso as entidades, públicas ou privadas, que pretendam desenvolver projetos diretamente relacionados com o setor turístico beneficiam de um posicionamento privilegiado na submissão de candidaturas a fundos comunitários. Paralelamente, fica garantida a promoção e divulgação nacional e europeia da aldeia e serviços/atividades associados.



PARTILHAR:

Maquinistas passam "atestado de incapacidade" ao Governo

Conclusões de estudo revelam comportamentos de risco